Imprimir
 

Mais de 500 pessoas assistiram simultaneamente a primeira aula do Workshop sobre Terroir de Vinhos

A Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS) realizou a aula on-line de vinhos com o maior número de participantes do mundo. O Worskshop sobre Terroir de Vinhos teve 530 participantes simultâneos no primeiro encontro realizado no dia 22 de junho. “A maior aula de vinhos registrada no Guinness World Records, o livro dos recordes, teve 309 participantes, em Bruxelas, na Bélgica, em dezembro de 2018”, destaca o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr. “Já tivemos mais de 5 mil visualizações nas três aulas do workshop. As outras duas aulas também registraram mais de 450 alunos simultâneos”, informa. 

Desde o início da pandemia do coronavírus, em meados de março, a ABS-RS cancelou todos os seus cursos presenciais e lançou o Movimento Bella Ciao, uma série de aulas, palestras e debates gratuitos feitos pelo canal do YouTube da entidade. “Oferecemos conteúdo diferenciado e inédito para apaixonados por vinhos que estão em casa neste momento de isolamento social. O resultado é que expandimos nossas fronteiras para além do Rio Grande do Sul, conquistando alunos de mais de 20 estados brasileiros e até do exterior”, revela Orestes Jr. 

O curso on-line Workshop sobre Terroir de Vinhos foi uma formação com inscrição gratuita, material didático e certificado, ministrado pelos professores Marcelo Vargas e Júlio César Kunz, ambos com mestrado internacional. “O Workshop de Terroir foi um formação em imersão, onde os alunos conheceram os fatores naturais e humanos, chegando até as características sensoriais e degustações dos vinhos. Foram mais de mil alunos nos três encontros vindos de todo Brasil e exterior”, comemora Marcelo Vargas. 

O diretor de Ensino da ABS-RS, Júlio César Kunz, observa que, desde o início do Movimento Bella Ciao, a entidade reforçou seus pilares mais sólidos: transmissão de conhecimento de qualidade e experiências que unem as pessoas em torno de uma paixão em comum. “O Worskshop sobre Terroir de Vinhos foi uma demanda dos nossos alunos e associados, que queriam se aprofundar nesse tema tão rico e importante. Juntar mais de 500 pessoas pela internet para estudar e trocar experiências foi uma vivência incrível e emocionante”, afirma. Quem tiver interesse em assistir as aulas gravadas pode solicitar acesso pelo e-mail contato@absrs.com.br

Outros recordes

No mundo dos vinhos, há o registro de oito recordes principais: 1) Menor garrafa de vinho (de 3,2 cm de altura e apenas 0,75 ml da bebida); 2) Maior garrafa de vinho (de 290 litros, do vinho australiano Five Virtues Shiraz); 3) Vinho mais caro do mundo (160 mil dólares, Chateau Lafite de 1787), 4) Maior taça de vinho (tem mais de dois metros de altura e comporta 16,5 litros); 5) Maior bebedor de vinhos (Dionísio Sanchez, que bebeu 18,92 litros de vinho em apenas 59 minutos); 6) Maior taça de champanhe (18 litros); 7) Maior adega de todas (22 hectares, com a capacidade de 121 milhões de litros de vinho, na África do Sul); 8) Maior número de pessoas abrindo vinhos (253 pessoas se uniram para abrir garrafas de vinho simultaneamente, em Nova York). “Agora, temos a maior aula on-line de vinhos realizada pela ABS-RS, superando inclusive a aula presencial com 309 alunos feita na Bélgica em 2018”, acrescenta Orestes Jr.

WORKSHOP TERROIR DOS VINHOS | CONTEÚDO

Encontro 1 — Terroirs emblemáticos

• Introdução ao terroir (história e conceito)

• Conceitos emblemáticos de terroir no mundo

• Terroir com solo determinante: Mosel (Riesling)

• Terroir com clima determinante: Icewine Canadá (Vidal)

• Terroir com uva determinante: Peumo (Carmenère)

• Terroir com processo determinante: Champagne

Encontro 2 — Fatores de influência no terroir

• Introdução aos fatores de influência

• Fatores naturais do terroir

• Fatores humanos

Encontro 3 — Videira: a ponte entre o homem e a natureza

• Fundamentos, elementos e ciclos

• Da vinha ao vinho e seus estilos

• Chegando na degustação e o perfil sensorial


Autor: .DOC Assessoria de Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir