Imprimir
 

Em municípios de médio porte, economia em papel pode chegar a R$ 500 mil reais anuais e redução no tempo do trâmite de processos no setor público em 80%

Pandemia força cidades a transformar seus serviços e adotar soluções digitais 

A redução do gigantesco volume de papéis oriundos dos processos diários das cidades brasileiras é uma necessidade que vem sendo priorizada em todos os poderes da Gestão Pública. A chegada da pandemia acabou despertando a urgência em todos municípios. Neste cenário de evolução rápida, a GOVBR, especialista em softwares para gestão pública, acabou por acelerar o processo de digitalização através de uma parceria inédita com a 1Doc, plataforma de comunicação, atendimento e gestão documental que elimina o papel como veículo de tramitação dos processos. 

Desta forma, a GOVBR passa a disponibilizar ao mercado o GOVBR Processo Digital, uma integração entre o GRP da GOVBR com os módulos da plataforma 1Doc. A ferramenta permite a realização de processos simples, como memorandos, circulares e protocolos, até mais complexos, como a liberação de alvarás, habite-se e licenças ambientais, em um ambiente 100% digital.  

Como resultado, o município economiza no uso de papel, de cartório e de combustível, uma vez que há menor necessidade de deslocamentos de servidores, por exemplo, e amplia a transparência dos status dos processos, que podem ser acompanhados pelo cidadão de forma online, de qualquer dispositivo. Além destas vantagens, o meio ambiente também sai ganhando com o menor uso dos recursos naturais consumidos na rotina diária de milhares de impressões que acontecem nos órgãos municipais.  

“O momento em que vivemos apressou nossas entregas ao mercado. A tramitação digital de qualquer processo público se tornou uma premissa. Eliminar a papelada e agilizar as assinaturas e carimbos nos fez inovar em soluções. Consolidações entre GOVBR e 1Doc já estão revolucionando o dia a dia de cidades como Ijuí, no Rio Grande do Sul. É um caminho sem volta na direção ao futuro do tratamento dos recursos públicos, que devem ser administrados com racionalidade e transparência”, afirma Rafael Sebben, diretor de mercado da GOVBR.        

Criada em 2014, a 1Doc, empresa do grupo Softplan com sede no parque tecnológico Sapiens Park, em Florianópolis, já disponibiliza a ferramenta de digitalização para centenas prefeituras em todo o Brasil. Em seu site, a empresa mantém a calculadora de economia, uma ferramenta gratuita que permite ao município fazer uma estimativa de quanto pode economizar ao acabar com a tramitação de processos e comunicação em papel. Aracajú foi a primeira capital do país a oferecer 100% dos seus serviços de forma digital, alcançando uma economia de R$ 620 mil em um ano somente com a redução de impressões. Em São Sepé, no Rio Grande do Sul, o tempo médio para a emissão de um alvará de funcionamento passou a ser de um dia após a implementação da ferramenta. 

“A integração abre para o mercado a possibilidade de desenvolvimento de novas soluções para o setor público. A transformação digital das prefeituras é possível e absolutamente necessária. É uma situação onde todos saem ganhando: o servidor, que passa a contar com uma ferramenta amigável e fácil de trabalhar; o cidadão, que tem acesso a serviços de forma remota e ágil; e o meio ambiente, com a redução de consumo de papel”, completa Jeferson Castilhos, fundador da 1Doc.


Autor: Dionei Valler
Fonte: Prática

Imprimir