Imprimir
 

E orientação de profissionais especializados. Hospital Moinhos de Vento realiza avaliação completa nas unidades HUB Canoas e Iguatemi

Tradicionalmente, o início do ano é o momento mais propício para tirar do papel novos projetos, iniciar atividades e olhar para si com mais atenção. É aí que muita gente decide que é hora abandonar o sedentarismo e incluir atividade física no dia a dia. “A prática de exercícios físicos regularmente auxilia o coração a ficar mais resistente e evitar o acúmulo de gordura nas artérias coronárias. O hábito ajuda a reduzir os níveis de colesterol, principalmente o LDL (considerado ruim) e os triglicerídeos”, destaca a chefe do serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Carisi Polanczyk. 

Antes de iniciar, porém, é importante consultar um médico, que ajude a estabelecer uma rotina, respeitando a limitação de cada indivíduo. De acordo com o  médico Charles de Moraes Stefani, cardiologista do Hospital Moinhos de Vento, exercícios físicos são sempre bem-vindos, desde que orientados por profissionais com conhecimento teórico e experiência prática no tema. “Chamo atenção ao conceito de avaliação pré-participação de exercício, que compreende entrevista com exame físico específico e talvez exames complementares antes de realizar a atividade regular”, explica. 

Para Stefani, a melhor forma de sair do sedentarismo é buscar o exercício que se gosta, pois o prazer irá manter a aderência. Conforme o especialista, o recomendado é realizar 150 minutos semanais de exercícios aeróbios e pelo menos uma sessão de exercícios de resistência (musculação). Para aqueles que possuem problemas cardíacos, a intensidade precisa ser menor. “Exercícios físicos também auxiliam na redução da pressão arterial e fazem com que a pessoa tenha mais massa muscular e menos massa gorda”, acrescenta. 

De acordo com o coordenador do serviço de check-up do Hospital Moinhos de Vento, cardiologista Enio Leite Casagrande, o serviço é pioneiro no Estado. A avaliação abrangente do estado de saúde do indivíduo é realizada por equipe multidisciplinar, de forma rápida, no período de seis horas. “O exercício físico é um recurso importantíssimo no controle da hipertensão arterial, do diabetes e das taxas de colesterol, ajudando a reduzir o risco cardiovascular”, afirma. 

Todos os procedimentos (consultas, testes laboratoriais, exames de imagem, testes funcionais, entre outros) são agendados para um único dia, garantindo comodidade e agilidade. O serviço está disponível na unidade HUB Canoas (Avenida Getúlio Vargas, 4831, Canoas) e na unidade Iguatemi. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3314-3040 ou pelo e-mail checkup@hmv.org.br. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Para mais informações, clique aqui.

Nunca é tarde para começar 

Para ajudar com algumas dicas para se exercitar corretamente, os especialistas destacam:

  • Caso realize atividades ao ar livre, evite aglomerações e opte pelo horário antes das 10h ou após as 16h.
  • Consumo de água potável e sem gás, entre dois a três litros por dia, precisa ser antes, durante e após os exercícios.
  • Aplique protetor solar a cada duas horas.
  • Use óculos, bonés, roupas leves e tênis confortáveis.
  • É importante manter o uso de máscara e trocá-las a cada duas horas. O indicado é usar um modelo confortável e no tamanho adequado.

Autor: Melina Fernandes
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir