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Especialista responde dúvidas dos consumidores sobre produtos da marca No início da semana, a Ford encerrou suas atividades no Brasil e anunciou o fechamento das fábricas em Taubaté (SP), produtora de motores, Camaçari (BA), onde se produzem o EcoSport e o Ka, e em Horizonte (CE), onde são montados os jipes da Troller. A medida deve afetar cerca de 5 mil funcionários, e a empresa se comprometeu em trabalhar ao lado dos sindicatos para minimizar os efeitos trabalhistas do encerramento da produção. Não. O fato de a fabricante/montadora não manter sede administrativa ou operacional no país não quer dizer, por si só, que ela não vai cumprir o dever de prestar garantia ao consumidor. Por isso, não há previsão na lei que autorize ao consumidor desistir da compra em razão dessa mudança de sede da empresa. O CDC exige que todo fornecedor de produtos e serviços, incluindo fabricante e montadora, devem prestar garantia ao produto vendido e garantir ao consumidor a reposição de peças e mão de obra. Se isso não ocorrer, independentemente da empresa estar sediada no Brasil ou não, o consumidor poderá acionar os órgãos de defesa do consumidor ou o Poder Judiciário para exigir que a empresa cumpra a lei. Não é hora de se desesperar. Não faz nenhum sentido o consumidor vender eventuais veículos dessa montadora por um preço muito abaixo da tabela para se ver livre de eventual problema. Pode ser uma perda financeira desnecessária. Sim. O CDC determina que os fornecedores, neles incluídos os fabricantes e montadoras, devem prestar garantia pela venda de seus produtos e serviços e garantir que o mercado tenha peças de reposição e manutenção. Não é uma decisão que envolve a anuência do cliente. É uma decisão estratégica financeira da empresa, que está relacionada com o cenário da economia no país e também mundial. Autor: Isabella Sarmento Fonte: Assessoria de Imprensa |