Imprimir
 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em 2020 o Rio Grande do Sul registrou o menor número de homicídios em 13 anos

Para o presidente da Associação dos Delegados de Polícia - ASDEP, Pedro Carlos Rodrigues, os dados são reflexo da valorização e investimento nas instituições policiais. “A redução dos homicídios não é integralmente em função da pandemia, os investimentos na Polícia Civil resultaram em um trabalho cada vez mais qualificado e eficiente, mas ainda precisamos de mais. Existem delegados que atuam em várias delegacias ao mesmo tempo, para continuarmos evoluindo precisamos valorizar a polícia ainda mais”, afirmou o presidente. Em um levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do RS - SSP/RS foi concluído que em 2020 houve redução de 6,5% no número de homicídios e 29,2% a menos de roubo de veículos no Estado .

O delegado ainda explicou os motivos das reduções. “É preciso analisarmos os dados. Tivemos uma redução de 29,2% no roubo de veículos e ações como o cercamento eletrônico tiveram influência direta para isso. Foram 21,6% a menos de feminicídios em 2020 no RS e a criação de patrulhas da Brigada Militar da Lei Maria da Penha e do investimento nas delegacias especializadas foram fundamentais para tal redução”, esclareceu.

A ASDEP ressaltou a importância da valorização das instituições policiais para o seguimento do trabalho. “Em 2007, quando eu era o Chefe de Polícia, vivíamos um momento de construção da Polícia Civil. Agora verificamos a redução dos feminicídios e em seguida, logo no início de 2021, é anunciado a ampliação do plantão na Delegacia da Mulher, precisamos dessa valorização para melhorar cada vez e o reconhecimento do Estado em questões como o salário e promoções de delegados e agentes. Por isso acredito que vivemos o melhor momento da Segurança Pública em 20 anos”, relatou o delegado.


Autor: Camejo Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir