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Últimas notícias do setor

 

  Convenção Regional acontece em novembro

 

As inscrições seguem abertas no www.agas.com.br

A Associação Gaúcha de Supermercados – Agas vai realizar, em novembro, nos dias 10 e 11, a 54ª Convenção Regional de Supermercados. O evento vai garantir o abastecimento do comércio local para a temporada de veraneio nas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, quando o movimento na região se intensifica. Depois da lacuna de um ano sem o evento devido à pandemia, a feira acontecerá com todas as medidas de segurança definidas pelas autoridades, com sanitização, distanciamento e álcool em gel. Os organizadores projetam superar os números da edição de 2019, quando foram movimentados R$ 17,4 milhões em negócios entre participantes e fornecedores.

Com mais de 100 expositores, diversos deles devem oferecer condições especiais de pagamento, como a Baladia, que oportunizará 10% de descontos nos negócios realizados durante a feira e até mesmo 15 dias após o termino do evento. Além disso, as inscrições são gratuitas para supermercadistas, atacadistas, representantes de padarias, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops e hotéis clicando aqui para entrada nos dois dias, entre às 15h e às 22h no primeiro dia e entre 13h e às 21h no segundo dia.

A 54ª Convenção Regional de Supermercados tem patrocínios de Superpan, Girando Sol, Arroz Prato Fino, Mineiraço Pão de Queijo, Mandaká Alimentos e Jay’Luc Cosméticos. Mais informações no site www.agas.com.br.
 

 

 

  Encerrada primeira etapa da pesquisa do Carrinho Agas 2021

 

A Agas encerrou, nesta semana, a primeira etapa da pesquisa para definir os ganhadores do Carrinho Agas 2021. A etapa tem a participação direta dos supermercadistas gaúchos. Eles apontam livremente os fornecedores e as personalidades de maior destaque no trabalho junto ao setor. Depois disso, os dados são analisados e validados para definição dos agraciados, que serão premiados na noite do dia 29 de novembro, às 20h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre, com transmissão ao vivo no canal da entidade no YouTube devido à restrição de convidados imposta pela pandemia.

Diversos fornecedores já inscreveram os seus produtos para participar da novidade do Carrinho Agas 2021. O Lançamento de Produto do Ano será escolhido a partir dos produtos indicados pela indústria junto à Agas.  Elas podem apontar até três produtos nas três diferentes categorias: Mercearia; Perecíveis; e Higiene, Limpeza e Não-Alimentos. Os produtos inscritos até 05 de novembro serão submetidos a votação estimulada, via GoogleForms, junto aos supermercadistas, e cada empresa do setor poderá votar somente em um produto de cada categoria. Saiba como inscrever os seus produtos através do e-mail comercial@agas.com.br.

Mais informações sobre o Carrinho Agas 2021 através do e-mail eventos@agas.com.br ou do telefone (51) 2118 5200.

 

 

  Super Talks do Agas Jovem é na próxima quinta-feira (28)

 

Os dois últimos presidentes do grupo, Patrícia Machado e Luiz Pereira, participarão do evento

O Agas Jovem, grupo de sucessores supermercadistas da Agas, vai realizar, na próxima quinta-feira (28), a primeira edição do Super Talks. A proposta do evento é oportunizar a troca de conhecimento entre os jovens do setor para colocar em prática novas ideias nos supermercados gaúchos. E o tema do primeiro encontro será E-commerce para supermercados: implantação e desafios, a partir das 17h, em Canoas, na sede do Grupo Telecon (Praça Barão do Rio Branco, 27 – Bairro Niterói), com participação presencial exclusiva para diretores do grupo e convidados.

O Super Talks terá como participantes o head de e-commerce da Unidasul, Eduardo Bento, a ex-presidente do Agas Jovem e diretora do Magrodrive, Patrícia Machado, e o diretor de TI do Grupo Telecon, Cássio Rocha. O evento terá ainda a mediação do presidente do grupo de sucessores supermercadista, Luiz Pereira, e será transmitido pelo canal da Associação no Youtube, que pode ser acessado clicando aqui, ou no Instagram do Agas Jovem, que pode ser acessado clicando aqui.

O evento tem patrocínio de Aquafast, Grupo Telecon, e Mr. Estoque. Mais informações pelo e-mail agasjovem@agas.com.br.

 

 

 

  Curso de sucessão familiar do Agas Jovem acontecerá dias 19 e 20 de novembro

 

Primeira formação presencial em um ano e meio acontecerá na sede da Agas

O primeiro curso presencial da Agas depois de mais de um ano e meio será promovido pelo Agas Jovem.  A formação de Governança e sucessão familiar acontecerá em Porto Alegre, na sede da Agas (Rua Dona Margarida, 320 – Bairro Navegantes), nos dias 19 e 20 de novembro. O responsável por instruir o curso será o CEO da Affectum Consultoria, advogado e mestre em direito Ricardo Paz. No dia 19, o encontro ocorrerá das 13h às 19h, e no dia 20, acontecerá das 9h às 12h.

Três tópicos serão abordados: governança familiar – protocolo de família, conselho de família, family office, etc; governança patrimonial – sociedades holding, acordo de sócios, estratégias de sucessão patrimonial, regimes de casamento, etc; e governança corporativa –conselhos de administração, conselho consultivo, transparência e equidade, etc. E as inscrições podem ser realizas clicando aqui com investimento de R$ 150,00 para sócios da Agas e de R$ 220,00 para não sócios.

Mais informações pelo e-mail cursos@agas.com.br.
 

 

 

  GES Online chega ao fim em 2021 com apresentação dos trabalhos de conclusão

 

A turma do curso livre de Gestão em Supermercados – GES Online concluiu, esta semana, a última etapa para encerramento da formação. Os alunos do curso apresentarem os seus trabalhos finais para o professor Salvador Fraga e para o coordenador de capacitação e imprensa da Agas, Francisco Brust, na terça-feira (19), na quinta-feira (21) e nesta sexta-feira (22). O trabalho foi desenvolvido desde a primeira semana de curso, no final de março, com o objetivo de colocar em práticas os conhecimentos adquiridos nas empresas que investiram na capacitação dos seus funcionários.

Depois de mais de seis meses de aulas nas áreas administrativa, de gestão de pessoas, de marketing, de gestão financeira, jurídica e de operação de loja, agora a turma se prepara para a formatura, que acontecerá em conjunto com o grupo de 2020 – sem a festividade devido à pandemia. O evento de entrega dos diplomas acontecerá na manhã do dia 30 de novembro, a partir das 10h, em Porto Alegre, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280), com a presença do presidente da Antônio Cesa Longo.

Em 2022, a Agas deve contar novamente com uma turma online do GES, além de outra presencial na Capital, na sede da entidade. Mais informações através do e-mail ges@agas.com.br ou do telefone (51) 2118 5200.  

 

 

  Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, recebe doação de balanças do Miller Supermercados

 

No dia 15 de outubro, o Hospital Ana Nery foi agraciado com uma importante doação realizada pelo Miller Supermercados. A empresa repassou à instituição duas balanças antropométricas, essenciais para as atividades do Centro de Oncologia Integrado (COI) do Ana Nery, onde os pacientes precisam ser frequentemente medidos e pesados para que as doses de medicação aplicadas sejam adequadas à estatura e peso dos pacientes.

A entrega das duas balanças foi realizada pessoalmente pelo proprietário do Miller Supermercados, Celso Muller, ao diretor executivo do Hospital, Gilberto Gobbi. Na ocasião, o gestor agradeceu e enalteceu o comprometimento do Miller com questões importantes para a comunidade, como a doação realizada. Já o empresário manifestou a satisfação de contribuir com o Ana Nery, instituição tão relevante para a comunidade regional. As balanças já estão em uso, uma no setor de radioterapia e outra no setor de quimioterapia, onde servirão a milhares de pessoas em tratamento oncológico.

 

 

 

  Programa da Dália apoia comunidade de Arroio do Meio

 

O Programa Criança Dália, da Cooperativa Dália Alimentos, mais uma vez marcou presença na comunidade de Arroio do Meio. No dia 1º de outubro, foi realizada a entrega de doações a duas entidades: à Escola Comunitária de Educação Infantil Raio de Sol, localizada no Bairro São Caetano, e à Associação dos Memores de Arroio do Meio – Amam, no Bairro Navegantes.

A diretora da escola, Solange Lagemann Theves, frisou que a demanda era por uma estrutura de alozinco para a parte superior do toldo em frente ao educandário. O Programa Criança Dália, então, doou o valor de R$ 7,2 mil para a conclusão da obra que permitirá que as crianças não venham a se molhar e tenham mais conforto na chegada e saída da escola.

À Amam, cuja entidade a Dália Alimentos é parceira e já efetuou doações em anos anteriores, foi entregue um vale-compras no valor de R$ 5 mil para a aquisição de produtos alimentícios, como leite, nata, salsicha e salsichão. A associação atende a 80 crianças e adolescentes com idades entre 6 a 14 anos, no turno inverso ao escolar, além de manter dez adolescentes no abrigo da instituição. Conforme a diretora Ingrid Venter Soares, são servidas três refeições diárias, café da manhã, almoço, lanche e sem os parceiros isso não seria possível.

 

 

 

  Mili expande linha de papéis higiênicos Prime Comfort

 

A linha Prime Comfort de papéis higiênicos da Mili, maior indústria 100% brasileira do segmento de papel tissue, agora também é vendida em embalagens com 18 rolos, além das já conhecidas versões com quatro e 12 unidades. Com folhas triplas e nova tecnologia 3D, a linha Prime Comfort proporciona camadas de ar entre as folhas, fornecendo maior maciez, suavidade e resistência ao produto. Dermatologicamente testado, o papel traz fragrância de lótus no tubete, além de detalhes no formato da flor nas folhas.

“Ampliamos a linha Prime Comfort Folha Tripla pois estamos sempre em busca de mais praticidade para os nossos consumidores. A Mili preza pela qualidade, então nada melhor do que deixar tudo mais funcional para aqueles que já nos acompanham há 38 anos”, comenta a gerente de trade marketing da Mili, Renata Gomes Maciel.

 

 

 

  Colheita Tardia, clássico da Vinícola Aurora, ganha versão tinta

 

Um clássico da Vinícola Aurora está chegando aos consumidores em uma nova versão. O Colheita Tardia Tinto está em distribuição pelo Brasil complementando o portfólio da empresa, que já conta com a variedade branca desde 2002. O vinho doce estreia no mercado com a histórica safra 2020.

Vendido em embalagem de 500ml e com teor alcoólico de 12%, o Aurora Colheita Tardia Tinto é o resultado da escolha das uvas Cabernet Sauvignon (50%) e Alicante Bouschet (50%) com excelente maturação, proporcionando um vinho de cor intensa, com tonalidade violácea. O aroma com tipicidade pronunciada, apresenta notas de cacau, menta, uvas passas e frutas vermelhas como mirtilo e jabuticaba. Doce, encorpado e persistente, é um produto muito equilíbrio entre álcool, acidez e doçura, sendo uma ótima opção para acompanhar sobremesas.

O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, explica que o Colheita Tardia Tinto é um vinho elaborado com uvas quase passificadas, ou seja, que são deixadas propositalmente nas videiras por mais semanas após a data ideal de colheita. O processo resulta na desidratação e, consequente, no aumento da concentração de açúcar da fruta. Muito diferente do Aurora Colheita Tardia Branco, a nova versão traz as grandes características dos clássicos vinhos de sobremesa tintos.

 

 

 

  GS1 Brasil promove evento na próxima semana com apoio da Agas

 

O 3º Summit Educação & Carreira, promovido pela GS1 Brasil + Korde, com apoio da Agas, vai ser realizado na próxima semana, terça-feira (26), quarta-feira (27) e quinta-feira (28), para ajudar os profissionais de diversas áreas do mercado de trabalho a se adaptarem às mudanças causadas pela pandemia e obter uma perspectiva mais ampla sobre as principais tendências de mercado relacionadas à educação, tecnologia e inovação. Este evento é uma oportunidade imperdível para profissionais que buscam impulsionar suas carreiras por meio de capacitação e conhecimento, mesmo diante de um cenário desafiador.

A programação do evento online foi formatada a partir de um estudo com cerca de 300 profissionais para entender diversos fatores relacionados às necessidades e exigências do mercado. Além disso, as melhores experiências das edições anteriores foram reformuladas e atuaram como alicerce para uma experiência totalmente nova. A partir disso, serão 15 talks e masterclasses, mais de nove horas de conteúdo, 300 participantes e conexão com mais de 16 experts, que apresentarão o que há de melhor para impulsionar carreiras e transformar o profissional do futuro.

Inscrições e mais informações clicando aqui.

 

 

 

  Chocolate Brazilian Coffee e Balinha do Coração agora também em tabletes de 20g

 

A partir de agora os apaixonados pelos ícones da Florestal, Brazilian Coffee e Balinha do Coração, que há pouco tempo se tornaram chocolates com raspas destas reconhecidas balas, podem contar com os novos formatos. Os deliciosos tabletes de chocolate ao leite e chocolate branco com raspas da tradicional bala Brazilian Coffee e o tablete de chocolate branco com raspas da Balinha do Coração Morango recebem porções individuais de 20g, disponíveis em embalagens flexíveis de fechamento flowpack.

Com a mesma identidade visual da versão em 90g, a novidade chega ao mercado em displays coletivos horizontais com 15 unidades. No mercado desde fevereiro de 2021, sua fórmula entrega aos consumidores uma combinação irresistível de qualidade e sabor intenso, proporcionado pelo chocolate produzido em Gramado e as tradicionais balas da marca Florestal.

 

 

 

  Saúde da mulher será tema de palestra online da Languiru na quarta-feira (27)

 

O Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas, em parceria com a Cooperativa Languiru e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, promovem palestra online sobre o tema "Saúde da Mulher". Será na quarta-feira (27), das 19h às 20h, em ação alusiva ao Outubro Rosa. A live será transmitida pelo canal da Cooperativa Languiru no Youtube e é aberta ao público em geral.

O conteúdo será abordado pela médica ginecologista e acupunturista, pós-graduada em Longevidade Saudável e Ortomolecular, Maria Goretti Hamerski; e pela nutricionista e especialista em Nutrição nos Ciclos da Vida, Patrícia Bergjohann.

 

 

  Decreto 56.145/2021

 

.Programa DEVOLVE-ICMS

Art. 1º a 8º - Lei nº 14.020/12, art. 12-A: Institui o Programa DEVOLVE-ICMS, com a finalidade de promover ações de devolução às famílias de baixa renda do Estado do Rio Grande do Sul de valor correspondente a parte do ICMS por elas suportado.

(Publicado no D.O.E. de 21/10/21, pág. 5)
 

 

 

 

  Famílias de baixa renda receberão R$ 400 por ano como devolução do ICMS

 

O governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (18/10), o Devolve ICMS, programa que vai devolver parte do tributo pago em parcela mínima fixa para famílias de baixa renda – iniciativa pioneira e inovadora no país. Serão devolvidos R$ 400 fixos por ano, em quatro parcelas trimestrais de R$ 100. O primeiro pagamento será em dezembro.

“A devolução de imposto foi aprovada pela Assembleia juntamente com a Reforma Tributária do Estado, em dezembro de 2020, e é uma inovação do Rio Grande do Sul, um case para o Brasil. Estamos observando a previsão dessa proposta nos projetos de reforma tributária que tramitam no Congresso. Mas isso ainda não acontece hoje no país. Nós estamos apresentando de forma inovadora essa implementação da devolução de ICMS para as famílias de baixa renda”, disse o governador Eduardo Leite.

O depósito ocorrerá para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até três salários mínimos nacionais que recebam o benefício do Bolsa Família ou aquelas cujo próprio titular familiar ou algum dependente esteja matriculado na rede estadual de ensino médio regular. Isso engloba 432.194 famílias gaúchas, segundo a base de dados do CadÚnico de julho de 2021, que totaliza 1,2 milhão de pessoas beneficiadas.

Fonte: Governo do Estado.

 

 

 

  Venda de medicamentos em supermercados divide opiniões em debate

 

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1774/19, que permite a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em outros estabelecimentos comerciais, além das farmácias.

Pelo texto, esses medicamentos poderão ser comercializados em supermercados ou estabelecimentos similares. Atualmente, a lei 5991/73 só permite a venda desses produtos em farmácias, drogarias ou a distribuição em postos de medicamentos. A comissão ouviu nesta segunda-feira (18) representantes do governo, dos farmacêuticos, da indústria e dos supermercados sobre a proposta.

Segundo o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva, apesar de não precisarem de prescrição, esses medicamentos exigem orientação para o uso, sob o risco de mascarar sintomas ou causar intoxicação dos usuários. “Pretender abolir a exigência desse espaço específico e adequado, onde as pessoas encontram à sua disposição um profissional habilitado a orientá-las, para dispor os medicamentos nas mesmas prateleiras que bolachas, que achocolatados, não tem para nós outra razão a não ser aumentar os pontos de venda de medicamentos, servindo a meros interesses econômicos e não à saúde”, alertou.
Já a representante do Ministério da Saúde, Ediane de Assis Bastos, lembrou que os MIPs, também precisam ter a dosagem adequada para cada paciente, não podendo ser tratados apenas como produtos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

 

 

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Presidência: Antônio Cesa Longo.

 

Vice-Presidência: Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, Ezequiel Stein, Patrique Nicolini Manfroi, Sérgio Zaffari.

 

Diretoria: Ademir Gasparetto, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Carlos Ely, Cláudio Schwerz, Jaime Andreazza, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Leonardo Taufer, Lindonor Peruzzo Jr., Manoel Ademir Pereira, Matheus Viezzer, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Raymundo Renero Beltrame.

 

Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Franck Müller, Jacinto Machado, Luiz Carlos Carvalho, Olírio Bortolon, Sandro Formenton.

 

Conselho Superior: Ademar Cappellari, Cláudio Ernani Neves, Lindonor Peruzzo, Ugo Dalpiaz.

 

AGAS Jovem - Presidência: Luiz Antonio Pereira.

 

Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.

 

Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.

 

Departamento Comercial: Gabriel Xerxenesky, Tiovana Bencke.

 

Departamento Jurídico: Edina Fassini.

 

Departamento de Capacitação: Fernando de Assis, Francisco Brust, Leandro dos Santos.

 

Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.

 

Jornalista (MTP 0019836/RS): Joaquim Oresko.

 

 


Autor: Francisco Brust
Fonte: Imprensa Agas

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