Imprimir
 

Saúde mental, segurança no trabalho e longevidade foram alguns dos temas na programação on-line e gratuita segue nesta quarta (10)

Na segunda edição do Sesi Conecta Saúde, que teve início nesta terça (9), o consultor em saúde mental nova-iorquino Andrew Solomon falou sobre o legado da pandemia na saúde mental. Segundo ele, vivemos em um mundo em crise. "Governos autoritários, tragédias como a guerra na Ucrânia, terror do Covid e, agora, a varíola do macaco. Estamos despreparados para lidar com esses desafios. Quando o mundo externo fica instável, o mundo interno também fica. O nosso sistema de valores foi afetado de forma fundamental." Lembra que, no auge da pandemia, havia um problema urgente a ser resolvido: a saúde física. Com isso, a saúde mental acabou ficando em segundo plano. "Pessoas estavam morrendo pelos efeitos físicos do covid. Mas a saúde mental não é um luxo. Estamos hoje num nível agudo de sofrimento individual", destaca.

Além de Solomon, outros dez especialistas participam do evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) para tratar sobre saúde no ambiente de trabalho. Os painéis estão sendo realizados no Centro de Convenções da Fiergs, presencialmente para convidados, e com transmissão on-line ao vivo e gratuita para todo o Brasil. A programação se estende ao longo desta quarta-feira (10). Ao todo, foram mais de 18 mil inscritos para acompanhar as palestras virtualmente.

O médico do trabalho Paulo Reis tratou sobre gestão em saúde e segurança no trabalho nas empresas. Conforme ele, "a saúde é muito importante para ficar apenas nas mãos dos médicos". E, por isso, é fundamental apoio e equipe multidisciplinar. Nesse sentido, as empresas precisam se responsabilizar e atuar voltadas para a prevenção. Reis falou ainda sobre legislação e oportunidades para reduzir a tributação e investir os recursos em prevenção.

A construção de uma cultura de segurança e saúde nas empresas foi o tema da palestra de Eugênio Mussak. O médico, professor e palestrante ressaltou a importância das empresas atuarem não só para tratar pessoas doentes e realizar campanhas de prevenção, mas também atuar na promoção da saúde, criando condições para que as pessoas possam ter qualidade de vida. "As empresas precisam cuidar de sua longevidade. Para isso, é preciso investir em clima organizacional, inovação constante e cuidar da saúde das pessoas que compõem a empresa." Além disso, é fundamental "desenvolver e conscientizar as lideranças de que a saúde é um bem precioso e precisa ser cuidado".

Na sequência, o especialista em longevidade Alexandre Kalache tratou sobre a longevidade produtiva. Ele destacou a importância de se ter políticas públicas voltadas para o envelhecimento. "Se a grande conquista dos últimos anos foi poder envelhecer, o desafio agora são as políticas públicas para envelhecer com qualidade". Continuou defendendo que "O principal recurso natural hoje é gente. E essa gente está envelhecendo. É preciso criar recursos para que se envelheça bem, com qualidade".

Na abertura do evento, superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, falou sobre as iniciativas da entidade na área da saúde, pautadas no modelo de saúde integral. "O trabalho é o núcleo da vida contemporânea e tem um papel na segurança financeira, nas relações e na identidade das pessoas. O ambiente laboral é, portanto, um espaço para a atuação integral da saúde. Para o Sesi RS, quem cuida colabora com o desenvolvimento das pessoas, das empresas e da sociedade".

O evento seguiu ainda com o médico e empreendedor na área da tecnologia e da saúde Cristiano Englert e o consultor em produtividade Christian Barbosa. Nos painéis, eles trataram sobre a era digital na saúde e sobre como retomar projetos pós-covid, respectivamente.

A programação do Sesi Conecta Saúde segue nesta quarta (10/9), com palestras de Pedro Shiozawa, sobre Burnout; Izabella Camargo, Produtividade Sustentável; Bianca Vilela, sobre a importância do sono saudável; Rafael Souto, sobre Liderança Humanizada; e Marcos Piangers, sobre futuro do trabalho. O evento é online e gratuito. Para acompanhar a transmissão ao vivo é necessário inscrição pelo site: https://www.sesiconectasaude.com.br 


Autor: Raphaela Donaduce Flores
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir