Imprimir
 

Com a finalidade do diagnóstico precoce de Câncer de Pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) realizou mais uma ação voltada para atendimentos gratuitos visando a identificação precoce de casos suspeitos de câncer de pele. A iniciativa, parte integrante da Campanha Dezembro Laranja, que busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde da pele, superou a quantidade de atendimentos realizados no ano anterior.

No Posto de Saúde do IAPI, em Porto Alegre, foram efetuados mais de 1000 atendimentos com todas as unidades participantes, 18 cirurgias e mais de 60 encaminhamentos de suspeitas de câncer, ressaltando a relevância da conscientização e do acompanhamento dermatológico regular da saúde da pele. A dermatologista e coordenadora da ação, Sabrina Sanvido, destaca que o câncer de pele, manifestado por lesões em qualquer parte do corpo, demanda atenção às mudanças visíveis.

“O câncer pode ser classificado em carcinomas e melanoma. Essas lesões tendem a surgir em indivíduos com mais de 40 anos, especialmente naqueles com histórico significativo de exposição solar. Geralmente os carcinomas apresentam coloração avermelhada e podem exibir crostas persistentes ou cicatrizes que não cicatrizam. O melanoma, reconhecido pela presença de pintas escuras ou sinais. A vigilância constante é crucial, destacando mudanças notáveis no tamanho e na cor da lesão como sinais de alerta essenciais."

A novidade deste ano foi a inclusão de cirurgias, biópsias e ultrassonografia. Este último ajuda a avaliar com mais detalhes tumor, invasões e disseminação.

A médica ultrassonografista e voluntária da campanha, Laura Mezzomo, destaca casos em que a ultrassonografia revelou informações cruciais não evidentes no exame físico, ressaltando a importância desse recurso na detecção precoce e tratamento eficaz.

"Tivemos um caso em que o tamanho real do tumor era substancialmente maior do que o indicado pela avaliação do exame físico. Todas essas complexidades foram identificadas durante o atendimento do mutirão aqui, destacando a importância crítica desse esforço”, completa Dra. Laura Mezzomo, médica ultrassonografista e voluntária da campanha.

A ação, realizada em parceria com a Sociedade de Dermatologia e a Secretaria Municipal da Saúde, contou com a participação de aproximadamente 3.500 médicos dermatologistas e voluntários em mais de 100 postos de atendimento em todo o Brasil. A Coordenadora da Atenção Especializada do município de Porto Alegre, Claudia Loss Reck explica que a atividade foi pensada para sanar o máximo de casos possíveis. 

"Diagnosticar o câncer de pele o mais cedo possível facilita significativamente o processo de cura. Por essa razão, oferecemos todos os atendimentos e procedimentos necessários para a população, visando agilidade e eficácia no tratamento", finaliza.

Sanvido ressalta ainda a importância da união e colaboração de todos os envolvidos. "Sem o apoio de toda equipe de funcionários e médicos do IAPI e dos dermatologistas voluntários, nada disso seria possível", completa.

Também foram promovidas ações nas cidades de Caxias do Sul, Igrejinha, Ijuí, Uruguaiana, Pelotas e Passo Fundo. Para mais informações sobre a campanha preventiva acesse o site oficial http://www.sbdrs.org.br/


Autor: Juliana Pereira
Fonte: PlayPress Assessoria e Conteúdo

Imprimir