Imprimir
 

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) recebeu, na última quinta-feira (28), o prêmio Top Ser Cidadania 2024, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)

A premiação reconhece organizações que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social. A instituição foi laureada na categoria Organização, com o case "Cultura do ESG no HED - Programa Rumo ao Lixo Zero", liderado pela Coordenadora de Gestão Ambiental, Elizandra Borba.

Para o superintendente executivo do HED, Odacir Vicente Binotto Rossato, o prêmio é motivo de orgulho e reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social. "Este prêmio é mais do que um troféu, é um símbolo de que estamos no caminho certo, alinhando práticas de excelência em saúde à construção de um futuro mais sustentável. Parabenizo a todos os envolvidos por este marco e agradeço à ABRH pelo reconhecimento!", comemora Rossato.

"Este prêmio reforça o compromisso do Hospital Ernesto Dornelles em aliar excelência no cuidado à responsabilidade ambiental", diz o superintendente médico, Dr. Cyro Leães. Segundo ele, essa conquista reflete o trabalho dedicado da equipe em promover práticas sustentáveis que beneficiem tanto a sociedade quanto o futuro.

Em 2022, o Hospital Ernesto Dornelles instituiu o programa de Gestão Ambiental (GA), com o objetivo de fortalecer a cultura socioambiental e reduzir impactos ambientais negativos. Em 2023, a GA passou a integrar o programa "Rumo ao Lixo Zero", pioneiro no Rio Grande do Sul, que busca reduzir resíduos sólidos e alcançar a certificação Lixo Zero, dentro do conceito de ESG.

A iniciativa incluiu campanhas de educação ambiental, treinamentos e workshops, envolvendo 1.903 profissionais. Em parceria com o Green Thinking Project, o hospital implementou práticas de economia circular, promovendo responsabilidade socioambiental e construindo indicadores ESG.

Os resultados foram expressivos, incluindo a redução de resíduos infecciosos e químicos, além da diminuição dos custos operacionais. A Gestão Ambiental não apenas beneficia o meio ambiente, mas também fortalece a imagem institucional, aumenta o engajamento dos colaboradores e promove uma cultura de sustentabilidade.

"Este case exemplifica o compromisso do Hospital Ernesto Dornelles com a inovação e a responsabilidade socioambiental, impactando positivamente tanto a comunidade interna quanto a externa", destaca Elizandra Borba, Coordenadora de Gestão Ambiental. 


Autor: Daiane Wolk
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir