|
Pesquisa da Entidade revela qual o canal online mais usado para vendas O levantamento do Sindilojas POA sobre as vendas de Black Friday 2024 revelou que quase 40% dos respondentes venderam mais do que ano passado. Para 24%, as vendas deste ano foram idênticas ao do último ano. Segundo a pesquisa, o 25 de novembro foi o dia em que mais lojas iniciaram as suas promoções. Foram 76,5% das respostas indicando esta data como o pontapé inicial para os descontos na Black Friday. A 1ª quinzena do mesmo mês foi citada por 14,7% e o final de semana anterior ao da Black (dias 23 e 24/11) por 8.8%. Novamente o próprio dia D, a sexta-feira da Black Friday, dia 29, desponta na frente como o dia de maior movimento. Com 82,4% das citações, ficou bem à frente da segunda colocada, a quinta-feira, dia 28 (11,8%). Sobre as lojas que adotaram a Black Friday, a venda que contempla tanto o espaço físico quanto o online, lidera a pesquisa. São 75% dos lojistas que afirmam ter vendido desta forma. Venda apenas no espaço físico ficou com 25%. Os canais digitais mais usados na hora da venda, segundo a pesquisa da Entidade, foram: site da loja (44%), que segue na liderança. O Instagram (32%), que este ano apareceu na 2ª colocação, e o WhatsApp (24%), trocando de posição com o Instagram. As principais formas de pagamento utilizadas no online são os links, com 52%, seguido por Pix à vista, com 24%, e cartão de crédito, com 20%. O perfil dos entrevistados nos mostram que, 62% deles têm lojas de rua e 38% em Shopping. O levantamento indicou que os produtos mais vendidos no comércio de Porto Alegre, por segmento, foram: Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: Vestuário: "Entendemos que as vendas aconteceram, talvez não no volume desejado, mas o comércio recebeu um bom movimento nos dias da Black, sim. Sabemos que o volume de vendas no comércio varejista está em plena recuperação aqui na capital e também no estado, e isso nos dá confiança para que o setor volte a ser pujante, comentou Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre. Fundado em 17 de outubro 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 24 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. A Entidade realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional por meio do Varejo Educação e, ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais. Autor: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa Sindilojas Porto Alegre |