Imprimir
 

A distinção tem o propósito de enaltecer personalidades públicas e instituições que colaboraram significativamente para a promoção da cultura em suas diferentes expressões

O Banrisul foi agraciado com o Troféu Eva Sopher 2024, na categoria Destaque Institucional, entregue na noite desta terça-feira (17). Criada pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Fundação Theatro São Pedro, a premiação leva o nome da empreendedora cultural que foi diretora do teatro por mais de 40 anos e se tornou uma das figuras mais representativas do setor cultural gaúcho. A distinção tem o propósito de enaltecer personalidades públicas e instituições que colaboraram significativamente para a promoção da cultura em suas diferentes expressões.

O reconhecimento foi atribuído ao Banco pela sua atuação constante em prol da arte e da cultura do Rio Grande do Sul: “com diversos projetos de patrocínio voltados à cultura, o Banrisul notabilizou-se por valorizar as artes de palco e já promoveu inúmeros espetáculos ao longo de sua história. Este ano, foi o protagonista de um importante festival de retomada aos artistas após a enchente de maio que assolou o nosso Estado: o festival Movimenta Cena Sul, que impactou mais de 500 profissionais das artes cênicas”, declarou a organização do evento.

Ao receber o troféu, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, relatou: “em minha primeira gestão como presidente, tive o privilégio de conviver com Dona Eva quando ela começou a idealizar a construção do Multipalco e logo começamos a apoiar o projeto. Receber um prêmio que carrega o nome dessa grande mulher é um verdadeiro carimbo de excelência para a nossa instituição, estamos muito gratos”.

O dirigente mencionou, ainda, que o patrocínio ao Movimenta Cena Sul converge com propósito que o Banco teve de, além de financiar a recuperação de prédios culturais do Rio Grande do Sul afetados pela enchente, dar uma atenção especial aos artistas e trabalhadores do setor. “Precisávamos também pensar nos artistas, pois nada adiantaria se todas as casas de cultura estivessem arrumadas mas não houvessem artistas para subirem em seus palcos”, frisou. Por fim, Lemos finalizou: “o que fizemos foi retribuir ao Rio Grande do Sul o que o Rio Grande já fez pela história do nosso Banco”.

Em sua fala, a Secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araújo, destacou a importância do apoio do Banrisul nos projetos de retomada voltados para o setor cultural. “Renovo meu agradecimento e reconhecimento ao Fernando Lemos, um homem que passa trabalhando com números, com o mercado financeiro, um mundo distante da arte, mas foi a pessoa que naquele momento me chamou para dizer que queria estar conosco e nos apoiar”, salientou.

Também receberam o Troféu Eva Sopher as produtoras Jane Schoninger e Letícia Vieira (Destaque Cultural), a atriz Sandra Dani (Destaque Artístico), a funcionária do Theatro São Pedro, Maria da Conceição Leges (Destaque da Casa), e o coordenador pedagógico da ONG Sol Maior, Daniel Portilho (Destaque Social). 


Autor: Redação
Fonte: Imprensa Banrisul

Imprimir