Imprimir
 

Objetivo é reparar sequelas físicas em vítimas de crimes

As marcas deixadas pela violência vão muito além do trauma psicológico: muitas vítimas carregam deformidades corporais permanentes que impactam sua autoestima, funcionalidade e reintegração social. Pensando nisso, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento firmam, nesta terça-feira, 18 de novembro, um termo de cooperação técnica para oferecer cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a pessoas que sofreram crimes violentos no Estado. O projeto "Reparador" busca restaurar não apenas a integridade física, mas também devolver dignidade e qualidade de vida às vítimas.

As cirurgias serão realizadas por especialistas do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, em caráter voluntário, com estrutura física adequada e acompanhamento completo, do pré ao pós-operatório. O encaminhamento dos potenciais pacientes será feito pelo Núcleo de Promoção dos Direitos das Vítimas do Ministério Público, garantindo um processo humanizado e seguro.

Serviço: Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre MPRS e HMV – Lançamento do projeto Reparador

Beneficiados: Vítimas de crimes que tenham ficado com deformidades corporais permanentes ou estigmatizantes e que necessitem de procedimentos cirúrgicos plásticos reparadores para restaurar sua integridade física, funcional e estética. Essas vítimas serão identificadas e encaminhadas pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Núcleo de Promoção dos Direitos das Vítimas, com documentação e laudos que justifiquem a necessidade da cirurgia.

Data: 18 de novembro de 2025

Horário: 16h30min

Local: Bloco B – 13º andar do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre 


Autor: Redação
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir