Imprimir
 

No mês, foram 150 mil novas assinaturas do serviço. Anatel estima que TV paga chegue a 25 milhões de pessoas.

O mercado brasileiro de TV por assinatura fechou o mês de janeiro com 7,62 milhões de clientes, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No mês passado, 150 mil novos assinantes contrataram os serviços de TV paga, o que representa um crescimento de 2% em relação ao número total de assinantes de dezembro de 2009.

A Anatel estima que os serviços de TV por assinatura alcancem hoje mais de 25 milhões de brasileiros, levando-se em conta as estatísticas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que existem, em média, 3,3 pessoas por domicílio.

A TV a cabo é a tecnologia que detém o maior número de clientes, com 57,9% do mercado. Os serviços de TV paga via satélite (DTH) aparecem em segundo lugar, com 37,4% dos clientes, e a tecnologia via micro-ondas terrestres (MMDS) aparece em terceiro lugar, com 4,7% dos assinantes.

As regiões Norte e Nordeste apresentaram, nos últimos 12 meses, os maiores índices de crescimento do mercado, 33,94% e 24,85%, respectivamente. Esse desempenho se deu principalmente pelo aumento do número de operadoras que usam o sistema via satélite, que permite cobertura nacional. As licitações de TV a cabo, por sua vez, estão paradas desde 2000. O crescimento nacional foi de 19,64%, de fevereiro de 2009 a janeiro de 2010.


Autor: Redação
Fonte: Agência Estado

Imprimir