Imprimir
 

Agrícolas caem no atacado, alimentos pressionam varejo

Uma queda nos preços no atacado levou o IGP-10 a voltar a registrar deflação, enquanto uma aceleração dos custos de alimentos no varejo pressionou o IPC-S. Ambos os dados, divulgados nesta segunda-feira, ficaram apenas ligeiramente acima da previsão do mercado.

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) caiu 0,31% este mês, depois de ter subido 0,54% em fevereiro e de ter caído 0,85% em janeiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A mediana de previsões de dez analistas ouvidos pela Reuters apontava recuo de 0,35%.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou 0,37% na segunda prévia de março, ante 0,35% na primeira e prognóstico do mercado de 0,36%. Entre os componentes do IGP-10, o Índice de Preços por Atacado (IPA) declinou 0,57%, seguindo a alta de 0,52% anterior. O IPA agrícola caiu 1,49%, ante elevação anterior de 3,24%. O IPA industrial declinou 0,26%, após cair 0,45% em fevereiro.

As principais quedas individuais de preços no atacado foram de naftas para petroquímica, açúcar cristal, ovos, cana-de-açúcar e laranja.Ainda dentro do IGP-10, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,29% em março, abaixo da elevação de 0,64 por cento de fevereiro.O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação positiva de 0,01%, desacelerando sobre o avanço de 0,43% no mês passado.

No IPC-S, "dos sete grupos componentes do índice, quatro apresentaram acréscimos em suas taxas de variação", disse a FGV em nota. Os preços de Alimentação subiram 0,37% nesta leitura, ante avanço de 0,24% na anterior. Os custos desse item vinham caindo até fevereiro, mas no início deste mês começaram a reverter essa tendência. Os preços de Vestuário continuaram desacelerando a queda, para 0,20% na segunda prévia de março, ante baixa de 0,27% na primeira. Entre os itens individuais, as maiores contribuições de alta vieram de manga, mamão papaia, aluguel residencial, açúcar refinado e alface.

O IGP-10 foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 de fevereiro e 10 de março. O IPC-S mediu os preços de 16 de fevereiro a 15 de março.


Autor: Redação
Fonte: Gazeta Mercantil

Imprimir