Imprimir
 

Governadora recebeu lista tríplice

A lista composta pelos membros do Ministério Público gaúcho contendo os nomes dos três candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça definidos em eleição da classe e, respectivamente, o número de votos que cada um recebeu, foi entregue às 11h45min desta terça-feira à Governadora do Estado. “Recebo formalmente a lista tríplice e prometo que vou analisá-la em tempo hábil”, disse sucintamente Yeda Crusius à representação do Ministério Público formada pelo procurador-geral de Justiça em exercício Celso Tibere Rodrigues Lobato e o corregedor-geral do Ministério Público em exercício, Luiz Cláudio Varela Coelho.

O atual Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Mauro Henrique Renner, obteve 69,68% de aceitação da classe, Simone Mariano da Rocha, 41,94% e José Túlio Barbosa 7,26%. O pleito aconteceu neste sábado, na sede da Instituição, com a participação de 620 dos 659 Promotores e Procuradores de Justiça que compõem o colégio eleitoral. Houve um voto nulo e quatro em brancos. Foram contabilizados 319 votos enviados das Promotorias do Interior. E 301 membros votaram na Capital. Cada eleitor poderia escolher mais de um dos nomes constantes na cédula.

A posse do futuro Procurador-Geral de Justiça, que comandará os rumos da Instituição no próximo biênio, está marcada para o dia 3 de abril. A solenidade ocorrerá às 17h, no auditório da sede do MP. A Chefe do Executivo terá agora 15 dias para nomear o futuro titular do posto mais alto do Ministério Público estadual. Yeda Crusius terá que decidir entre Mauro Renner, 432 votos, Simone da Rocha, 260, e Túlio Barbosa, 45. Ao deixar o Palácio Piratini, o procurador-geral de Justiça em exercício Celso Lobato frisou que “a missão foi cumprida e agora cabe retransmitir o cargo ao seu titular”.

PERFIL DOS CANDIDATOS:

MAURO HENRIQUE RENNER: 49 anos, natural de Lajeado, concorre a reeleição e possui 20 anos de carreira. Seu objetivo é consolidar no biênio 2009/2011 a gestão estratégica que inclui projetos, metas e indicadores.

SIMONE MARIANO DA ROCHA: 51 anos, natural de Nova Prata, tem 19 anos de carreira e atua perante à 22ª Câmara Cível do TJ. Foi vice-presidente administrativa da Associação do Ministério Público e destaca o fato de poder ser a primeira mulher no comando da Instituição.

JOSÉ TÚLIO BARBOSA: 57 anos, natural de Porto Alegre, é poeta e membro da Academia Sul-Brasileira de Letras. Concorre ao posto pela sexta vez e tem 24 anos de carreira. Atua perante à 22ª Câmara Cível do TJ e defende a ideia de que Promotores possam concorrer ao cargo, como em outros estados.

RENNER REASSUME CARGO NA PGJ

Mauro Renner, que estava licenciado para concorrer novamente ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, reassumiu o posto às 14h desta terça-feira, duas horas depois da entrega da lista tríplice à Governadora do Estado. O ato de transmissão de posse foi realizado em seu gabinete em um momento singelo. O Chefe do Ministério Público gaúcho agradeceu a todos e disse que passado o processo eleitoral, está muito satisfeito pelo reconhecimento que obteve da classe de Promotores e Procuradores. Observou, ainda, que quem o substituiu interinamente no cargo “pôde sentir as dificuldades do dia-a-dia”. Renner sublinhou que o Ministério Público “quer manter seus compromissos constitucionais e estará sempre pronto para defender a sociedade”. Finalizou dizendo, ainda, que sua administração “sempre esteve voltada para o todo”.


Autor: Marco Aurélio Nunes
Fonte: MP/RS

Imprimir