Imprimir
 

I Congresso Internacional de Advogados de Língua Portuguesa será no dia 22

Os “Limites Éticos da profissão” e a “Função social das Ordens” estão entre os grandes temas em debate entre 22 e 24 de março  em Lisboa, Portugal. O encontro é promovido pela União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) e reunirá as Ordens dos Advogados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e a Associação dos Advogados de Macau. “O sigilo profissional do advogado é tão importante para a boa administração da Justiça como o é a independência dos juízes, porque são garantias dos cidadãos e não privilégios pessoais”, afirma o presidente da Ordem dos Advogados de Portugal e presidente da Comissão Executiva do Congresso, António Marinho e Pinto.

Mais de 200 advogados já se inscreveram no Congresso. As inscrições continuam abertas e custam  € 50. Advogados brasileiros têm descontos de até 20% na passagem aérea da empresa TAP. O evento será aberto na noite do dia 22 e terá como fio condutor “os desafios da advocacia de língua portuguesa num mundo sem fronteiras”. No dia 23, estarão em análise as “Prerrogativas dos Advogados como Garantia dos Cidadãos”. Função social das Ordens” e “Limites Éticos da profissão” serão analisados na manhã do dia 24. O encontro termina com um almoço de confraternização. Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Federal, Ophir Cavalcante, que estará no congresso, a representatividade dos advogados de língua portuguesa é essencial para auxiliar a transformar a sociedade. “Nós, advogados de língua portuguesa, somos em número expressivo no mundo. É fundamental que troquemos cada vez mais experiências a fim de aperfeiçoar os sistemas jurídicos dos diversos países”, afirma.
 
Entre os convidados ao encontro estão os presidentes dos Supremos Tribunais e os procuradores-gerais dos países representados. Os interessados em participar do I Congresso Internacional de Advogados de Língua Portuguesa devem fazer a inscrição pelo site www.oa.pt.


Autor: Caio Prates, Cibele Cintra e Paula Brandão
Fonte: Ex-Libris

Imprimir