Imprimir
 

Em tempos de fusões e aquisições, a Protiviti Brasil lança consultoria exclusiva que melhora os níveis de gestão e contribui para elevar valor de mercado

Foi-se o tempo em que os conceitos de governança e gerenciamento de risco eram ferramentas de gestão aplicáveis apenas em grandes companhias. Recentes pesquisas demonstram que a necessidade de ter o negócio saudável e preparado para o mercado globalizado é visto como fator estratégico por empresas de todos os tamanhos, incluindo as familiares. 

Pensando neste mercado a Protiviti, uma das principais consultorias de gerenciamento de riscos no mundo, criou um projeto enxuto e de curta duração, capaz de diagnosticar e identificar quais seriam as melhores práticas de gestão de risco e de governança corporativa em empresas de médio e pequeno porte, adequando conceitos utilizados em grandes companhias a realidade de suas operações.  
 
Segundo Waldemir Bulla, sócio-diretor da Protiviti Brasil, os empresários nestes segmento estão começando a perceber que manter a empresa saudável e com boas diretrizes de governança, pode não somente torná-la mais competitiva, como também valorizar seus ativos diante de seus concorrentes e de possíveis compradores. “Muitos nunca pensaram em ser comprados, mas hoje em dia essa é uma possibilidade latente. Já presenciei diversos exemplos de empresas que foram abordadas por investidores, mas foram descartadas em função de não apresentarem boas práticas de gestão”, comenta. 
 
Este trabalho pioneiro da Protiviti foi elaborado com foco na avaliação de fatores como: níveis de qualidade e eficiência, políticas de investimentos, padrões éticos, gestão financeira, uso de tecnologia, estrutura de controles e questões de governança que envolvem aspectos de definições de funções e responsabilidades. O projeto, cujo prazo médio de duração é de quatro semanas (dependendo do porte da empresa), também considera aspectos relevantes de boas práticas de governança familiar. 
 
“A globalização provoca mudanças inexoráveis no conceito de competitividade. Práticas de gerenciamento de risco e governança, não mais serão uma obrigação apenas das empresas de capital aberto. É como falar inglês, há alguns anos, era um grande diferencial, hoje, para pleitear um bom cargo é algo essencial para o candidato”, afirma Bulla. 
 
Sobre a Protiviti
 
Com 62 escritórios espalhados em 17 países a Protiviti é uma das mais respeitadas consultorias internacionais de gerenciamento de riscos do mundo. Fundada em 2002, a empresa surgiu nos EUA, quando a Robert Half Internacional (RHI), maior consultoria do planeta em alocação de profissionais, contratou cerca de 650 executivos, entre sócios-diretores e gerentes da área de riscos da Arthur Andersen, que já atuava com pioneirismo neste segmento desde 1989. Hoje, a Protiviti conta com mais de três mil funcionários que atendem clientes globais listados na Fortune 500 e Fortune 1000, nos mais diversos segmentos da indústria e serviços.

No Brasil a Protiviti completou três anos de atividades, oferecendo expertise à empresas líderes em seus setores, que buscam excelência em avaliação e gerenciamento de processos, com o objetivo de minimizar riscos e atuar com mais transparência, eficiência e vantagem competitiva. 
 
Mais informações sobre a Protiviti - www.protiviti.com.br.

Autor: Carlos Marcondes
Fonte: Amanajé

Imprimir