Imprimir
 

Laboratório da empresa de segurança Trend Micro detectou ameaças que usam o evento para enganar os internautas

A menos de dois meses da Copa do Mundo de 2010, criminosos digitais se aproveitam deste grande evento internacional de futebol para enganar os internautas. O TrendLabs, laboratório de pesquisas da Trend Micro – multinacional especializada em segurança – descobriu a última ameaça relacionada, que vem na forma de e-mails enviados como spam.

O spam traz um arquivo pdf com detalhes sobre um suposto prêmio de loteria. Ele também pede que o destinatário forneça suas informações pessoais e as envie de volta ao remetente, para que o ganho possa ser reivindicado. Um fato interessante é que o suposto signatário do e-mail, conhecido como Mrs. Michelle Matins, é também responsável por 419 outros ataques semelhantes, conhecidos como golpe da Nigéria. Outras amostras obtidas não têm nenhum anexo e supostamente foram enviadas por determinado vice-presidente da FIFA chamado Geoff Thompson.

O TrendLabs documentou o primeiro ataque de spam que se aproveitou da Copa do Mundo de 2010 no início de 2009 – cerca de 18 meses antes do início do evento. A ameaça em questão falava sobre uma loteria online que o destinatário teria ganhado. A CNN disse que a Copa do Mundo de 2010 será a primeira da "era da mídia social" e, portanto, que o mundo deverá registrar níveis recordes de interatividade relacionados ao evento.


Autor: Juliana Gaspardo, Anna Malatesta e Renata Viana
Fonte: RMA

Imprimir