Imprimir
 

Governo vai renovar a redução do IPI dos carros por mais três meses

No início da próxima semana, possivelmente segunda ou terça-feira, o governo deverá anunciar oficialmente a renovação do acordo de redução do IPI para carros por mais três meses. A redução atual expira no dia 31 de março.

A renovação teria sido acertada em conversas entre sindicalistas, dirigentes de montadoras e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última sexta-feira pela manhã, segundo o Estadão.

Com isso, os carros novos 1.0 terão isenção da a alíquota do IPI , que era de 7%. Para modelos 1.4 até 2.0, ficará em 5,5% para motores flex e 6,5% para a gasolina, metade da alíquota normal. Com o novo imposto, os preços dos carros caem em média de 5% a 7%.

O governo já vinha manifestando intenção de renovar a medida, que ajudou as montadoras a venderem, em plena crise, mais veículos no primeiro trimestre deste ano do que em 2008. O impasse estava na contrapartida de manutenção de empregos, sugerida pelas centrais sindicais. Só nos dois primeiros meses de 2009 as montadoras cortaram 4 mil vagas de trabalho, relata a Agência Estado.


Autor: Redação
Fonte: CONSUMIDOR-RS

Imprimir