Imprimir
 

MP abre processo e negocia com montadoras divulgação para consumidor de informações sobre emissões de gases de cada veículo negociado no Brasil

O Ministério Público abriu processo administrativo e negocia com as montadoras de veículos a divulgação para o consumidor de informações sobre as emissões de gases de cada veículo negociado no mercado brasileiro. "Essa questão consta do Código de Defesa do Consumidor e faz parte da legislação ambiental", disse a procuradora da República no Estado de São Paulo, Ana Cristina Bandeira Lins.

Ela também traçou um paralelo entre os problemas enfrentados pelas empresas fabricantes de cigarro na Justiça e as do setor automobilístico. Ana alertou para o risco de os fabricantes serem responsabilizados não só pelas emissões de gases dos carros que produzem. Para os representantes do segmento, o alerta foi entendido como uma ameaça.

A procuradora, que participou do seminário Tendências e o futuro das emissões veiculares: impacto na saúde, legislação e tecnologia, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), disse que o setor automobilístico resiste à publicação de dados sobre as emissões dos veículos com o argumento de que as informações são técnicas e o consumidor não vai entender.


Autor: Agência Envolverde
Fonte: Agência Estado

Imprimir