|
Data comemorativa conta com 800 milhões de associados pelo mundo
Em 3 de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, que celebra a união e a força ao redor do mundo. O sistema cooperativo é um meio de organização econômica da sociedade, fundamentado em princípios como o da participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, e que visa a prosperidade conjunta.
No Brasil, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente, 8,2 milhões de pessoas são associadas a mais de 7,2 mil cooperativas. Em 2009, o setor movimentou R$ 88,5 bilhões no país, representando um crescimento gradual de cerca de 30% desde 2006. Hoje em dia, o cooperativismo emprega 274,1 mil pessoas e exportou, no ano passado, US$ 3,63 bilhões, equivalente a 5,39% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro.
As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas e atuam como instituições financeiras, com forma e natureza jurídica próprias, sem fins lucrativos, autorizadas e fiscalizadas pelos organismos competentes em cada país. Elas se distinguem das demais instituições financeiras porque têm como principal objetivo a prestação de serviços aos seus associados, donos do empreendimento. Atualmente, o cooperativismo de crédito, um dos 13 ramos de atividade do cooperativismo, reúne 54 mil cooperativas e 186 milhões de associados no mundo. Deste total, o Brasil concentra 1,1 mil cooperativas e 3,4 milhões de associados. Em 2010, as cooperativas de crédito foram beneficiadas por uma medida do Conselho Monetário Nacional, que alterou e consolidou normas relativas à sua constituição e funcionamento. As cooperativas de livre admissão têm, agora, permissão para atuar em áreas com mais de 2 milhões de habitantes. “Isso aumenta a abrangência das cooperativas e estende seus benefícios a um maior número de pessoas”, explica Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi. O Sicredi, considerado um dos principais sistemas de cooperativas de crédito do País e da América Latina, possui 1,6 milhão de associados e mais de 1,1 mil pontos de atendimento em dez estados brasileiros.
Autor: Maria Luisa Belan Fonte: Uffizi |