Imprimir
 

Ministério da Justiça instaurou nesta segunda-feira dois processos administrativos contra as empresas

O Ministério da Justiça instaurou nesta segunda-feira dois processos administrativos contra as empresas Honda e Caoa Montadora de Veículos (por conta do utilitário Subaru Tribeca) para investigar defeitos em produtos e a demora na realização de recall. Foi instaurado processo também contra a Polycom Telecomunicações por conta de defeito na bateria de aparelhos de teleconferência.

No caso da Honda, foi constatado, segundo o ministério, defeito nas motocicletas CRF 150R, modelo 2007/2008 que é capaz de "causar a quebra da balança de suspensão traseira e riscos à saúde e segurança dos consumidores". De acordo com o despacho publicado hoje no "Diário Oficial", não foi feito recall imediato, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

O ministério constatou ainda defeitos nos veículos Subaru Tribeca fabricados entre 14 de março e 15 de agosto do ano passado. Os defeitos podem causar "perda do controle direcional e riscos à saúde e segurança dos consumidores". Também a Caoa não fez o recall imediatamente, segundo o órgão.

As duas empresas já fizeram o recall, a Honda em janeiro deste ano, e a Caoa, a partir de novembro do ano passado.

Já o processo da Polycom foi por conta de defeito nas baterias dos aparelhos de conferência telefônica SoundStation2W fabricados entre dezembro de 2007 e maio de 2008. De acordo com o ministério, as baterias podem causar superaquecimento e risco de propagação de fogo e também não foi realizado recall no tempo regular.

Endereço da página: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u546726.shtml


Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Folha Online, em Brasília

Imprimir