>> Ata da 2ª reunião do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor/RS - abril de 2005

No dia 08/04/05, às 9h, na sede do Banco Central (Rua Sete de Setembro, 586) foi realizada a 2ª reunião mensal do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, com as seguintes pautas:

1 - Entrega do Anteprojeto de Lei que cria o Procon/Poa, ao Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça;

2 - Telecomunicações e o Consumidor, a Carta de Porto Alegre, o sistema Nacional de Defesa do Consumidor, as modificações no CDC e seu Fortalecimento.

Entrega do Anteprojeto de Lei que cria o Procon/Poa, ao Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça:

Estiveram presentes 81 participantes, representando mais de 50 entidades filiadas ao Fórum. A reunião foi aberta pelo Cerimonial do Prefeito de Porto Alegre anunciando a entrega do Anteprojeto de Lei que cria o Procon/Poa. Neste momento, o Presidente do Fórum, Alcebíades Santini, convidou a Comissão Especial que elaborou o referido documento, onde em conjunto fizeram sua entrega. Houve pronunciamentos do Presidente do Fórum, do Presidente da Câmara de Vereadores, Ver. Eloi Guimarães, e do Prefeito de Porto Alegre. Todos foram unânimes em afirmar que a proposta ora encaminhada é um marco para a sociedade de Porto Alegre. José Fogaça relembrou seu bravo trabalho como Constituinte no Senado Federal, quando defendeu os Direitos Constitucionais que vinculam o CDC. Afirmou, também, ser um privilegiado em ter essa oportunidade na vida, onde prometeu e comprometeu-se em apoiar a proposta e encaminhá-la ao Poder Legislativo. O Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre garantiu agilidade na análise e aprovação do projeto, quando chegar naquela casa.

Telecomunicações e o Consumidor, a Carta de Porto Alegre, o sistema Nacional de Defesa do Consumidor, as modificações no CDC e seu Fortalecimento:

O referido assunto foi apresentado com destaque pelo Coordenador Executivo do Procon/RS, Alexandre Appel.

Debates – Inicialmente, o Gerente Regional da Anatel, João Bettoni informou: a) existem hoje, no RS, aproximadamente, 5 milhões de telefones móveis e 3 milhões de telefones fixos; b) a Anatel/RS dispõe, hoje, de 12 viaturas e 20 pessoas para fazer e atender as demandas de fiscalizações; c) existe, na sede da Anatel/RS, a sala do cidadão, o site, o call center e os telefones fixos, todos disponíveis para os consumidores buscarem esclarecimentos e fazerem suas denúncias contra as lojas de atendimento e as operadoras. Bettoni informou, ainda, que a Anatel tem aplicado pesadas multas nas operadoras de telefonia pelo não cumprimento das normas e legislações pertinentes.

O Presidente do Fórum encerrou o evento chamando atenção para que as entidades e a sociedade venham discutir profundamente a qualidade da água para o consumo humano, tendo em vista informações de possíveis contaminações da mesma, em decorrência da estiagem ocorrida no Estado.