>> Ata da 5ª reunião do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor/RS - agosto de 2003

No dia 8 de agosto de 2003, às 9h30, na sede do Banco Central, foi realizada a 5ª reunião mensal do corrente ano, do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor. Estiveram presentes, aproximadamente, 32 (trinta e dois participantes), representando as seguintes entidades: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Banco Central, AGERGS, FEDERASUL, Brasil Telecom, ABRASCONSEG, Revista do Consumidor, FÓRUM, PROCON, Junta Comercial, INEC, PROCON/Montenegro, PROCON/Vacaria, Movimento das Donas de Casa, Consumidor-RS, Correios, JUCERGS, NET Serviços, Secretaria Estadual da Educação, ANATEL, SINTRAMICO, Assembléia Legislativa, advogados e profissionais. Justificaram ausências: Profº Claúdio Bonato, Paulo Valério, Alexandre Appel e Delegada Zélia.

Assuntos Tratados:

1º) Proposta de Reforma Tributária e seus efeitos na vida dos consumidores:

O assunto foi apresentado com muita competência pelo Dep. Berfran Rosado. Inicialmente, fomos surpreendidos com o fato de que o aumento da carga tributária no Brasil dobrou nos últimos 18 anos, caracterizando, assim, um problema de longa data e de responsabilidade de todos aqueles que governaram o Brasil, os estados e municípios neste período. Quanto à proposta da Reforma Tributária que estão apresentando, esta se caracteriza por: concentração de arrecadação e poder para a União; fim dos incentivos fiscais (como a Lei da Cultura); perda de ICMs para estados exportadores; aumento de impostos; fim dos instrumentos para combater as desigualdades regionais; não redução do número de tributos (ou seja: hoje são 61). Além disso, não desconcentra a riqueza acumulada no Sudeste; não desonera os salários; não cobra mais de quem tem mais; não incentiva o consumo e a produção; não favorece que ganha pouco; não acaba com a cumulação dos tributos; não vai desenvolver regiões mais pobres; não vai gerar emprego. Estes foram os possíveis e inúmeros problemas apresentados caso a proposta da Reforma Tributária venha a ser aprovada. Como sugestão apresentada pelo Deputado, deveria a sociedade envolver-se mais, debater mais. Entidades de classes, como federações das indústrias e comércios deveriam exigir e posicionar-se. Entretanto, o que estamos vendo no cenário - salvo melhor juízo - é que estão todos dispostos a onerar ainda mais os consumidores e, com isso, fazer caixa ao governo para pagar suas contas. Esta proposta será um grande erro, pois irá levará à redução de consumo e, conseqüentemente, reduzirá a arrecadação do Estado. Também foi apresentada e aceita como sugestão que o Fórum convide outro parlamentar que possa fazer o contraponto nesta proposta de Reforma Tributária e, só assim, o Fórum poderá tomar uma posição perante o Estado, legisladores, federações e demais segmentos da sociedade.

2º) Assuntos Gerais - “Comitê da Educação”:

A Profª. Maria de Lourdes Coelho informou que o Fórum, juntamente com o Inmetro/RS, está preparando um evento para FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES para Educação na relação de consumo. Neste evento serão convidados representantes dos órgãos de defesa do consumidor e representantes dos fornecedores.

3º) Criação do Procon de Porto Alegre:

O Presidente do Fórum informou que, segundo últimas notícias (da Smic e Ministérios Públicos) a proposta do Projeto de Lei que cria o PROCON/POA está no gabinete do Senhor Prefeito e, para tanto, solicita empenho de todos para gestionar junto àquele gabinete no sentido de encaminhar, urgentemente, o Projeto de Lei à Câmara Municipal de Porto Alegre para análise e votação.

4º) Lançamento do Portal “FORNECEDOR AMIGO DO CONSUMIDOR”:

O Presidente do Fórum e a Profª Maria de Lourdes Coelho ratificaram o convite de lançamento do projeto “Fornecedor Amigo do Consumidor”, no dia 11/08/03, às 11h, na sede do PROCON - Porto Alegre. Não tendo mais nada a tratar, o Presidente encerrou a reunião, às 11h30, agradecendo a presença de todos e o grande apoio da instituição e equipe do Banco Central