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Ata da 6ª reunião do Fórum Estadual de Defesa
do Consumidor/RS - setembro de 2003
Aos
dezenove dias do mês de setembro de 2003, às 9h30, na sede da FEPAM/PROCON
foi realizada a 6ª reunião mensal, do corrente ano, do Fórum Estadual
de Defesa do Consumidor. Estiveram presentes trinta participantes,
representando as seguintes entidades: Ministério Público Estadual,
DECON, AGU, DPA, INMETRO, SULPETRO, CEIC, CEDECON, Câmara de Vereadores
de POA, Banco Central, ABRASCONSEG, Revista do Consumidor, FÓRUM,
PROCON, INEC, NET SUL, PROCON/Novo Hamburgo, Consumidor-RS, ANATEL,
advogados e profissionais liberais. Justificaram ausências: Profº
Claúdio Bonatto, Desembargador Francisco Moesch e Delegada Zélia.
Assuntos Tratados:
1º - Decodificadores violados da NET: conseqüências e
soluções
O assunto teve apresentação inicial feita pelo Coordenador Executivo
do PROCON/RS, Appel, que argumentou que o problema não se enquadra
como relação de consumo, tipificada no CPDC, e sim como ilícito
penal (furto de sinal). Relatou, também, os contatos que os consumidores
mantiveram com o PROCON/RS, onde afirmavam não terem dado causa
à violação do(s) decodificador(es) da NET, argumentando que tinham
sido vítimas de pessoas que, em nome da operadora, os havia procurado,
etc...
O Diretor Regional da NET Sul, Hamilton Silva, explanou a situação
completa no Estado e a disposição da Operadora de TV à Cabo em regularizar
a situação atual com o apoio do PROCON/RS e do FÓRUM. Como ficou
comprovado, a situação de adulteração dos codificadores é grave
e complexa.
Segundo relato de Appel, por recomendação do Gabinete do Secretario
da STCAS, a situação requer uma socialização e envolvimento com
o órgão representativo no Estado, ou seja, do FÓRUM, tendo em vista
que as conseqüências são danosas para todos os envolvidos (consumidor,
fornecedor e Estado). Nesse sentido, foi apresentada, como sugestão,
minuta de termo de ajustamento tripartite (NET, FÓRUM e PROCON/RS)
visando resolver a situação atual dos consumidores/assinantes da
NET SUL, representando um importante passo na direção de minimizar
os atuais problemas e combater futuras ações do tipo.
Feitas as apresentações, abriu-se debate entre os participantes,
onde foram apresentadas várias sugestões das entidades presentes.
Após o debate, o FÓRUM colocou em apreciação a proposta do termo
de ajustamento de conduta, a qual foi aprovada.
2º - Curso de Educação para o Consumo
O assunto foi apresentado pelo Diretor Regional do INMETRO, Marcelo
Silveira Martins, onde destacou a importância da educação na relação
de consumo. Informou que o INMETRO e FÓRUM estarão realizando o
1º curso de Formação de Multiplicadores no período de 06 a 10/10/03,
no Hotel Embaixador - POA, com carga horária de 40 horas (dedicação
exclusiva), para todas as entidades vinculadas ou não ao FÓRUM e
que atuam no segmento de defesa dos consumidores, bem como entidades
voltadas à educação, associação de bairros, fornecedores, etc.
O Presidente do Fórum informou:
a) Criação do Procon/POA - de acordo com a liberação do Secretário
da SMIC/POA, foi entregue o ante-projeto de Lei que está com o Prefeito
de Porto Alegre para aprovação e encaminhamento do mesmo à Câmara
Municipal. O referido projeto é fruto do esforço de todos os integrantes
do Fórum, equipe técnica e jurídica da SMIC e Gabinete do Prefeito
de Porto Alegre.
b) Denúncias sobre títulos de capitalização e propaganda enganosa
- foi informado pelo Presidente do Fórum que, no dia 18/09/03,
estiveram presentes no DECON as seguintes entidades: FÓRUM, PROCON,
DECON, AGERT, ARI e ARP, onde trataram os assuntos acima com a seguinte
decisão - foi entregue pelo PROCON ao Delegado Fernando processos
referentes às denúncias contra a SULACAP, caracterizando a propaganda
enganosa na relação de consumo. Foram apresentados pelos participantes
daquela reunião vários outros fatos graves que estão ocorrendo no
RS, decorrentes de propaganda enganosa. Nesse sentido, ficou decidido
que deverá haver nova reunião com todos os integrantes dos meios
de comunicação (rádio, jornal, televisão, etc.), agências de publicidade
e órgãos de defesa dos consumidores para deliberar algumas ações
efetivas e de alcance de toda a população. |