Estima-se que 10% dos adultos e 25% das crianças em todo o mundo vivam com dermatite atópica. Segundo o estudo The (one-year) prevalence of atopic dermatitis in Brazil: A population-based telephone survey, publicado em março de 2023, a dermatite atópica representa 3,4% das consultas dermatológicas. No total de 6.610 residências que incluem 15.130 habitantes, a dermatite atópica foi referida por 243 cidadãos, tendo uma prevalência de 2, 27%.
A dermatite atópica é uma doença cutânea, inflamatória recorrente, crônica, caracterizada por um ciclo de irritação intensa e coceira, levando a erupções cutâneas dolorosas. Ela pode impactar quase todos os aspectos da vida de uma pessoa, e esse fardo pode persistir por todos os dias. Pessoas com dermatite atópica têm o quadro mais intenso quando possuem diabetes. A pesquisa Pain in Atopic Dermatitis: An Online Population-based Survey, publicada em 2020, pela Pubmed, relatou que 85% dos entrevistados apresentam coceira que leva à dificuldade para adormecer ou distúrbios do sono.
Pensando neste panorama, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade lança a Campanha Saiba O Que É Dermatite Atópica. A Campanha quer chamar a atenção da sociedade de que o quadro de dermatite atópica piora quando a pessoa tem o diagnóstico de diabetes.
“Além disso, a Coalizão quer mostrar que se as pessoas não tiverem o diagnóstico correto de dermatite atópica continuarão a sofrer com o tratamento inadequado, e tendem a piorar o quadro da doença com o passar do tempo”, pontua Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
A iniciativa envolve a publicação de conteúdos nas redes sociais da instituição e de todas as organizações, que compõem a Coalizão, e a sensibilização de jornalistas, para que publiquem matérias e notas a fim de sensibilizar a sociedade sobre a condição.
Mais informações podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.
A iniciativa tem o apoio da Abbvie.
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com a participação de 24 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas condições no país.