O primeiro dia da comitiva da Fecomércio-RS em Nova Iorque, sábado (11/01), foi marcado por visitas a grandes lojas. O grupo começou pela Petco, que exemplifica um modelo inovador de varejo no setor pet. Com uma abordagem centrada em serviços agregados, design emocional e conexão com a comunidade, a loja transforma a experiência de consumo, indo muito além da simples compra de produtos. A segunda visita foi na Crate & Barrel. O espaço é muito mais do que uma loja de móveis e se destaca pela experiência única que oferece aos clientes, misturando design, inspiração e um atendimento impecável, com consultorias personalizadas tanto no local quanto remotamente.
Já o dia 12, início do evento, o grupo pode ouvir muitos insights e experiências de palestrantes renomados. A vice-presidente e gerente geral de varejo da NVIDIA, empresa líder mundial em computação de Inteligência Artificial (IA), Azita Martin, apresentou seu trabalho de IA como uma empresa que antecipa e torna as tarefas diárias mais práticas, gerando mais produtividade e rendimento, com destaque para o aprendizado constante e a paixão pelo o que faz.
Outro ponto alto, foi a palestra do CEO da Burberry, Josh Schulman, que falou sobre o crescimento contínuo da marca em um mercado de conteúdo dinâmico, enfatizando a importância da visão, além da tradição. No painel com Pete Nordstrom da rede de lojas de roupas Nordstrom, Joshua Schulman trouxe uma discussão sobre os desafios e oportunidades no varejo de luxo. Com foco na inovação contínua, os palestrantes destacaram como equilibrar tradição e modernidade pode ser a chave para criar desejo no consumidor e fortalecer marcas icônicas como a Burberry.
Em um segundo momento, com o case da Disney, os painelistas falaram sobre como ter uma marca poderosa e construir confiança. Com o slogan "nós trazemos a felicidade todos os dias", a marca acredita que só é possível fazer o bem se trouxer alegria para o mundo. Com mais de 100 anos de história com criatividade e inovação, o cliente tem imersão e interatividade, sendo a conveniência um dos pontos chave.
Também foram debatidos importantes temas como a disrupção do comportamento do consumidor; a transformação digital e do varejo, com cases da Levi's e Starbucks; o perfil faz gerações Z e Alpha, com executivos do Roblox, Claire's e Sephora; a cultura organizacional, na visão dos CEOs da GPTW e Target; o futuro das lojas de departamento; com cases das Macy's, Bloomingdale's e Maly Bernstein; a revolução da IA no varejo, na visão do CEO da Amazon, entre tantos outros temas. Todas as novidades poderão ser conferidas no evento "Tendências do maior evento de varejo do mundo direto para seus negócios", promovido pela Fecomércio-RS, no dia 18 de fevereiro.