TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
ICF-RS recua em dezembro de 2024
   
     
 


21/01/2025

ICF-RS recua em dezembro de 2024
Queda disseminada entre os componentes mostra piora na percepção das famílias

A Fecomércio-RS divulgou os resultados da edição de dez/24 da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) realizada pela CNC nos últimos dez dias de novembro de 2024 em Porto Alegre. O índice registrou 59,9 pontos no mês, marcando a segunda queda marginal consecutiva, com redução de 2,5% em relação ao mês anterior e de 4,0% comparado ao mesmo período de 2023, e registrando o terceiro pior nível do ano, ficando apenas atrás dos meses que sucederam imediatamente a enchente. As quedas foram bastante disseminadas entre os componentes do índice em ambas as bases de comparação. As exceções foram a Renda Atual, que teve aumento na margem (0,2%) e no interanual (12,3%), e as Perspectivas de Consumo, que cresceram 11,7% na comparação com dezembro de 2023, apesar de uma queda de 0,5% na comparação mensal.

A maior queda marginal registrada foi na Perspectiva Profissional, com uma redução de 14,5%, seguida pela diminuição no Consumo Atual (-5,2%), no Momento para Duráveis (-4,7%), no Emprego Atual (-2,7%) e no Acesso ao Crédito (-1,8%). Especificamente sobre Perspectiva Profissional, ressalta-se que o resultado não indica necessariamente uma perspectiva negativa, de forma que o aumento na parcela das famílias que não vislumbra melhora profissional nos próximos seis meses (86,9% entre os entrevistados) pode ser entendido como uma avaliação de estabilidade, não necessariamente piora – o que faz sentido diante da sustentação do mercado de trabalho. 

"Apesar do recente crescimento do consumo agregado, impulsionado por um mercado de trabalho aquecido e pelas transferências governamentais, o ICF aponta que as famílias não estão tendo uma percepção de melhora, o que implica em redução da confiança. Ainda que as pessoas percebam uma renda maior, o consumo é percebido como menor. Fatores como inflação, acesso e custo do crédito, bem como as expectativas quanto ao futuro implicam no nível de consumo. Nesse cenário, os lojistas são desafiados a aplicar estratégias de vendas, comunicação e marketing ainda mais assertivas e direcionadas", afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Veja a análise econômica e os dados completos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br