Imprimir
 

No terceiro dia do evento, que segue até esta sexta-feira (18), profissionais destacam relevância de processos de automação, soluções sustentáveis e parcerias estratégicas

A experiência dos diferentes segmentos profissionais com a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul ensinou sobre a necessidade cada vez mais urgente de adaptação. Com a construção civil não foi diferente. Muito demandado diante da necessidade de reconstrução do estado, o setor entende que precisa se planejar para enfrentar as adversidades que já estão batendo à porta e as que ainda virão.  

Ciente desse cenário, a 25ª Construsul - Feira Internacional da Construção tem como propósito apontar as tendências do setor e apresentar novidades que atendam às exigências do mercado, se adequando aos desafios enfrentados. O evento, promovido pela Sul Eventos Feiras Profissionais, teve início na terça-feira (15), no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, e segue até esta sexta (18), das 13 às 21 horas.  

As oportunidades de investimento em soluções automatizadas, que surgem perante a escassez de mão de obra qualificada, é opinião unânime entre expositores. A Santiago & Cintra, representante da marca Unitree Robotics no Brasil, apresenta uma tecnologia que está chamando a atenção na Construsul. Trata-se do cão robô Go 2, indicado para rondas patrimoniais e inspeções em escombros e locais confinados, como tubulações e galerias.  

O gerente nacional de vendas da empresa, Rodrigo Eger, reforça que o Go 2 é um aliado para facilitar as construções. “As operações e análises podem ser muito mais rápidas com essas soluções. É possível ter uma produtividade similar à que se teria com várias pessoas trabalhando, e não é sobre tirar o emprego das pessoas, mas é uma adequação à falta de profissionais no mercado”, considera.  

Para a Fida, expositora que oferece uma linha completa de cal e argamassa para todas as etapas da obra, a falta de qualificação profissional também é um desafio. “A diminuição no ritmo das obras acaba impactando no volume de vendas”, explica a diretora comercial Theodora Cioccari. Mas, com isso, também surgem oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções. “Algumas das nossas especialidades são produtos para mecanização do reboco -  o reboco projetado - e para bombeamento de argamassa a seco”, aponta, exemplificando que, para o reboco projetado, é necessária a mão de obra de apenas cinco pessoas, enquanto no processo convencional, necessitam-se oito. Outras possibilidades surgem, também, a partir das exigências relacionadas à sustentabilidade ambiental. “A tendência são produtos que agridam menos o meio ambiente, como nossas argamassas à granel. Cada vez que o cliente abastece, são 630 sacos que ele deixa de rasgar e colocar fora”, afirma Theodora. 

Também buscando desenvolver soluções para atender a um mercado cada vez mais industrializado, a Unidade MatCon da Soprano expõe seu portfólio de materiais elétricos e fechaduras e ferragens. Para Gustavo Boff, diretor da MatCon, o indicado é apresentar para as construtoras a solução mais pronta possível, economizando tempo e mão de obra.  “Vemos alguns segmentos que avançam nessa direção, como o elétrico, que usa a metodologia BIM, que já é quase uma obrigatoriedade. A própria Soprano já tem seus produtos disponíveis em BIM”, garante.  

Relações humanas também contribuem para a sustentabilidade dos negócios 

Em se tratando de negócios, nem mesmo a tecnologia substitui a importância das parcerias estratégicas. A MPE Distribuidora oferece um leque de soluções em portões e cancelas eletrônicas, além de produtos da linha Intelbras. De acordo com o gerente de marketing Pedro Lago, a marca vê oportunidade em conectar pessoas e negócios, fortalecendo pequenas e médias empresas. “Em toda crise, quem mais sofre são os pequenos negócios. Então, olhamos muito para esses pequenos e médios parceiros, sem deixar de fazer negócios com os grandes também”, pontua, destacando que a empresa busca fazer vendas triangulares, “unindo às construtoras quem contrata nossas soluções”. 

Visitando a Construsul para conhecer as novidades do setor e criar relações mais próximas com representantes, gerentes e supervisores, o lojista Marcio Trombini, da Redemac, enfrenta a dificuldade de concorrer com algumas indústrias, que acabam vendendo diretamente para o consumidor final. Ele acredita, no entanto, que a solução está no atendimento diferenciado. “Nos posicionamos como uma loja que vende valor, não preço. Assim, conseguimos disponibilizar um atendimento diferenciado, oferecer prazos mais curtos e criar parcerias com fábricas”, relata, observando que isso faz com que a empresa se destaque.  

Profissionais interessados em conhecer mais tendências do setor, ter acesso a conteúdos técnicos e criar networking ainda podem visitar a 25ª Construsul, se credenciando gratuitamente em www.feiraconstrusul.com.br. O evento reúne, nesta edição, 300 expositores e 41 entidades apoiadoras, em uma área de 20 mil m². Reconhecida como uma das maiores feiras do setor no Brasil e na América Latina, o evento conta com expositores de toda a cadeia produtiva da construção. Os visitantes são qualificados, representando segmentos como: lojistas, construtoras, incorporadoras, empreiteiras, técnicos e trabalhadores da construção civil, engenheiros, arquitetos, decoradores, indústrias, representantes, empresas de importação e exportação, entidades, órgãos de governo, estudantes e outros. 

SERVIÇO

Evento: 25ª Construsul - Feira Internacional da Construção

Data: até 18 de outubro de 2024

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)

Horário: 13 às 21 horas

Credenciamento: inscrições gratuitas para profissionais do setor através do website www.feiraconstrusul.com.br. É proibida a entrada de menores de 14 anos.

Promoção: Sul Eventos Feiras Profissionais

Entidades apoiadoras: ABCERAM; ABCIC; ABILUMI; ABNT; ABTC; ACOMAC Blumenau e Região; ACOMAC Caxias do Sul e Região-RS; ACOMAC Joinville-SC; ACOMAC Litoral Norte/SC; ACOMAC POA; ACOMAC Sul/SC; AGABRITAS/SINDIBRITAS; ANEST; ANICER; ARES; AsBEA/RS; ASPEC PVC; CC MERCOSUL; CAU/RS; CBIC; Clube de Mão de Obra; CREA-RS; FIERGS; FECOMAC/SC; ICZ; ITT Performance; Mulher em Construção; SECOVI/AGADEMI RS; SENGE; SERGS; SINDICER; SINDIVIDROS-RS; SINDUSCON CRICIUMA/SC; SINDUSCON-NH; SINDUSCON Passo Fundo; SINDUSCON Pelotas/RS; SINDUSCON-RS; REDEMAC; SINDILOJAS Porto Alegre; e REDE Construir – ARESUL.

Mais informações: através do website www.feiraconstrusulbc.com.br e das redes sociais: www.instagram.com/feiraconstrusul e www.facebook.com/Construsul.


Autor: Maiara Sparrenberger | Talenttare
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir