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Cerca de 30% é a média de desconto que os entrevistados esperam obter nas compras

Comemorado neste ano no dia 29/11, a Black Friday 2024 é uma data que cria expectativa de grande volume de vendas para o comércio da capital gaúcha. O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento para entender a intenção de compras para a data.

Moradores de Porto Alegre, homens e mulheres a partir de 18 anos foram entrevistados e o primeiro grande dado é de que 71,5% dos respondentes tem o hábito de fazer compras na Black Friday, mas para este ano, 53,8% deles citaram que vão seguir este plano.

Dentre esses que vão fazer compras na Black Friday (53,8%), a justificativa mais citada é a questão do desconto e promoção, melhores nesta época que em outros períodos do ano (58%), seguido por menor preço (50%). A possibilidade de negociação de preços e descontos (31,8%) e necessidade (13,5%) completam a lista. Quando perguntados sobre quantos produtos pretendem comprar na Black Friday de 2024, a média ficou em 1,9 produtos por pessoa.

Produtos mais procurados

Os produtos mais lembrados na preferência dos consumidores foram os eletrodomésticos. Tradicionalmente são itens que lideram este ranking. Em 2024 os dados da pesquisa nos mostram o seguinte quadro:

Eletrodomésticos: 28,8%
Eletrônicos (games, tablete, notebook) e eletroportáteis (barbeador elétrico, ferro de passar, mixer) 24,8%
Roupas: 17,8%
Calçados: 14,0%
Móveis/Estofados:12,3%

O gasto médio de compra neste ano deve ser de R$ 1.361,00, frente ao gasto médio de 2023 que foi de R$ 1.237,00. Já o desconto médio esperado pelos clientes é de 30%.

Local de compra e parcelamento

Especificamente para a data, os locais preferidos para a compra foram o e-commerce (47,5%), loja de rua (37,3%) e loja de shopping (16,8%)
Entre os que preferem comprar pelo e-commerce, os canais mais usados são:
Site da loja: 70,5%
App da loja: 40,5%
Facebook: 3,2%

O consumidor porto-alegrense pretende parcelar suas compras de Black Friday. A opção com maior número de respostas é o uso do cartão de crédito parcelado (54,8%). À vista no débito (17,5%) e à vista no Pix (16,5%) fecham as mais citadas. Pagamento via boleto ficou com apenas 0,5%.

Seguindo no tema do parcelamento, a maioria diz que pretende efetuar as compras em 5x. Esse é o número de parcelas preferido para 20,7% dos entrevistados. Pagar em 10x vem em seguida com 17,8%, assim como o pagamento em 3 parcelas, com o índice de 16,5%.

Demais dados da Pesquisa:

Preferência por ofertas da Black Friday apenas no dia ou por toda a semana?
Durante toda a semana (Black Week): 86,8%
Somente no dia 29/11 (Black Friday): 12,3%

Ações da loja no pós-compra desejadas pelos consumidores:
Cupom de desconto para a próxima compra: 46,0%
Oferta de cashback: 42,5%
Facilidade na troca de produtos: 31%

Você pesquisa preços com antecedência para verificar se realmente estão em promoção na Black Friday?
Sim, até 1 mês antes: 45,3%
Sim, até 3 meses antes: 19,3%
Não pesquiso preços: 21,1%

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a aproximação da Black Friday e Natal mexe com os consumidores, além de ser datas bem significativas para o comércio varejista. “Agora que estamos próximos à Black Friday, esperamos um aumento no movimento do comércio, seja de rua, shopping e o pela internet. Esses dados que o levantamento nos traz indicam uma boa data para os lojistas, com bom valor no ticket médio”, afirmou.
 
Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 17 de outubro 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 24 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. A Entidade realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional por meio do Varejo Educação e, ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.


Autor: Rodrigo Bussolin - Analista de Comunicação e Marketing
Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre

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