Imprimir
 

Essa unidade móvel oferta para os pacientes do SUS atendimentos para prevenção de câncer de mama e do colo do útero

As carretas do governo federal já estão em todos os estados e no DF, e já levaram atendimento especializado e reduzindo o tempo de espera em mais de 100 regiões de saúde. Antes, a unidade móvel que chega a Caxias do Sul prestou atendimento para a população de Pelotas. 

A carreta de saúde do programa do governo federal Agora Tem Especialistas chega, nesta sexta-feira (20), ao município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Essa unidade móvel oferta para os pacientes do SUS atendimentos para prevenção de câncer de mama e do colo do útero, essenciais para garantir o tratamento de doenças graves no tempo certo. Antes, a unidade móvel prestou atendimento para a população de Pelotas.

Além do município gaúcho, outras seis cidades brasileiras recebem as carretas de saúde nesta sexta: São João de Meriti e Campo Grande (RJ), Mossoró (RN), Tarauacá (AC), São José (SC) e Bom Jesus (PI). Ao todo, 47 unidades móveis de saúde especializada do governo federal estão em todo o país e no DF, posicionadas em regiões de difícil acesso, alta demanda por assistência especializada ou cidades-polo, referência para atendimento de outros municípios da região. Desde outubro de 2025, quando começaram a ampliar a oferta de atendimento, as unidades móveis já reduziram o tempo de espera em mais de 100 regiões de saúde.

"A chegada da carreta da saúde da mulher a Caxias do Sul representa um avanço concreto na ampliação do acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde. Essa iniciativa permite acelerar exames, consultas e procedimentos, ajudando a reduzir filas e garantindo cuidado integral às mulheres, especialmente em áreas prioritárias como saúde ginecológica, prevenção e diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde segue presente nos territórios, trabalhando de forma articulada com estados e municípios para fortalecer a rede de atenção, valorizar os profissionais e assegurar que o cuidado chegue a quem mais precisa", destaca o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço, que esteve presente na inauguração da carreta.


Autor: Redação
Fonte: Ministério da Saúde

Imprimir