Consumidor RS
Siga:
AGORA
Banrisul lança novidade para clientes PJ com benefícios em mobilidade Inédito no RS, Future Leaders aproxima jovens gaúchos de oportunidades acadêmicas no exterior Brasil Beach Games estreia no final de semana em Porto Alegre com três dias de competições gratuitas na Orla do Guaíba e no Parque Marinha do Brasil Dia do Cliente reforça importância da experiência para conquistar e fidelizar consumidores Simples Nacional entra em nova fase com escolha que pode afetar margem e competitividade Série sobre educação profissional é a grande vencedora do 2º Prêmio Sistema Fecomércio-RS de Jornalismo Inscrições para o Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina são prorrogadas Prorrogadas as inscrições para seleção de bolsa de estudos em Nova Iorque
Notícias

CPI sobre furtos de fios e cabos conclui trabalhos; Sindilojas Porto Alegre destaca avanço no combate à receptação

Entidade, que apresentou estudo apontando prejuízo de R$ 241 milhões ao varejo, considera as recomendações um avanço no enfrentamento do problema

10/07/2026 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindilojas Porto Alegre
CPI sobre furtos de fios e cabos conclui trabalhos; Sindilojas Porto Alegre destaca avanço no combate à receptação
Foto: Bruna Schlisting-CMPA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Porto Alegre concluiu os trabalhos de investigação sobre a cadeia de furtos, roubos e receptação de fios, cabos e materiais metálicos na Capital. Para o Sindilojas Porto Alegre, o relatório final representa um importante avanço ao propor medidas para reforçar a fiscalização, aperfeiçoar a legislação e combater a receptação.

A entidade participou ativamente dos trabalhos da comissão. Em maio deste ano, a diretora Camila Petrucci prestou depoimento à CPI, apresentando dados de pesquisa realizada pela entidade que revelou que mais de 80% dos estabelecimentos comerciais de Porto Alegre já foram impactados por furtos e roubos de fios e cabos, gerando prejuízos estimados em R$ 241 milhões para o varejo.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, o relatório representa um passo importante na construção de soluções permanentes para um problema que afeta diretamente a atividade econômica, compromete a prestação de serviços essenciais e prejudica a população.

"O relatório demonstra que o enfrentamento desse problema exige atuação integrada entre o poder público, as forças de segurança, os órgãos de fiscalização e a sociedade. É fundamental combater toda a cadeia criminosa, especialmente a receptação, para reduzir esse tipo de ocorrência que gera enormes prejuízos ao comércio e à cidade", afirma.

Entre as principais recomendações estão o fortalecimento da fiscalização sobre estabelecimentos que comercializam sucatas e materiais metálicos, o aperfeiçoamento dos processos de licenciamento, a ampliação da integração entre os órgãos municipais, estaduais e federais, a adoção de mecanismos que garantam maior rastreabilidade dos materiais comercializados e o endurecimento das sanções aplicáveis aos estabelecimentos envolvidos em práticas ilícitas.

Compartilhar: Facebook WhatsApp
Mais Notícias Ver todas »
TV Consumidor Ver todos »
Programa Consumido RS de 28/07/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 30/07/2026
Programa Consumidor RS de 21/07/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 26/07/2026
Programa Consumidor RS de 14/07/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 16/07/2026
Programa Consumidor RS de 07/07/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 06/07/2026
Parceiros
Seções
TV Consumidor RS Play TOP Consumidor Notícias Recomendamos