Consumidor RS
Siga:
AGORA
Enfermagem: a força silenciosa da saúde brasileira Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe e disponibiliza imunizante atualizado na rede própria Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 Paleta Atlântida Porto Alegre amplia experiências para edição de 16 de maio Universidade Feevale integra rede mundial de pesquisas sobre vírus Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade A polêmica do ginecologista francês punido por recusar atendimento a uma mulher trans Mercado automotivo gaúcho mantém trajetória de recuperação em abril
Notícias

Santa Casa de Porto Alegre já começa a atender pacientes do SUS pelo Agora Tem Especialistas

Instituição aderiu ao modelo inovador do programa do governo federal trocando impostos futuros por mais procedimentos para a população gaúcha. Unidade realizará mais de 4 mil cirurgias por ano para a

11/02/2026 Redação Fonte: Ministério da Saúde
Santa Casa de Porto Alegre já começa a atender pacientes do SUS pelo Agora Tem Especialistas
Foto: Freepik

Passava das 20h30 da última terça-feira (3/2) quando o semblante de Viviane Brunhaus finalmente relaxou, demonstrando alívio e alegria. Minutos antes, um membro da equipe médica da Santa Casa de Porto Alegre havia informado que a cirurgia de Matheus Brunhaus Montiguiny, seu filho de 17 anos, terminara e fora bem-sucedida.

Ele finalmente retirou um cisto pilonidal no fim das costas, que o incomodava há mais de um ano, ao ser chamado para realizar o procedimento logo após a Santa Casa de Porto Alegre aderir ao programa Agora Tem Especialistas, que está abrindo as portas de hospitais privados como o que atendeu Matheus para pacientes da rede pública de saúde. No local, serão realizados, por ano, mais de 4 mil cirurgias para a rede pública de saúde.


Para Matheus, a cirurgia de retirada do cisto, uma espécie de pequena bolsa na pele que se forma entre o final da coluna e o início das nádegas, foi a saída para voltar a viver bem e sem receios. Matheus vivia com dores, desconfortos e o constante medo de inflamar e gerar uma infecção grave. O cisto poderia se romper e sangrar a qualquer momento, o que aconteceu quando a família descobriu que o jovem tinha a condição, em janeiro de 2025.

Compartilhar: Facebook WhatsApp
Mais Notícias Ver todas »
TV Consumidor Ver todos »
Programa Consumidor RS de terça-feira 21/04/2026 na RSPLAY CANAL 524 da Claro TV 21/04/2026
Programa Consumidor RS de 14/04/2026 na RSPLAY CANAL 524 da Claro TV 15/04/2026
Programa Consumidor RS de 31/03 e 07/04/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 01/04/2026
Programa Consumidor RS de 24/03/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 27/03/2026
Parceiros
Seções
TV Consumidor RS Play TOP Consumidor Notícias Recomendamos