TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
'Empresas têm um grande poder de movimentar o cenário e acelerar a recuperação econômica'
   
     
 


11/06/2019

'Empresas têm um grande poder de movimentar o cenário e acelerar a recuperação econômica'
Diz Cesar Pancinha no Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre

“A economia é feita de ciclos e quem não estiver pronto para quando ela tomar o caminho do crescimento vai ficar para trás.” Essa foi a ideia central apresentada por Cesar Pancinha, especialista em Neurociência e em Gestão de Negócios, que comandou o Café com Lojistas desta segunda-feira (10), realizado na Arena uMov.me, com o tema “Varejo 3.0: depois da crise”. Pancinha iniciou sua apresentação dando um panorama da economia e ressaltando que, independentemente de o governo agir ou não para tirar o País da crise, as empresas também devem fazer a sua parte.

De acordo com o palestrante, apesar da certeza de que os ciclos econômicos estão ligados aos ciclos políticos, o grande dilema do varejo não é esse, mas sim entender o comportamento do consumidor e responder à altura do que ele espera. “O consumidor está cada vez mais consciente, valorizando o sustentável e considerando a experiência acima de tudo. E as lojas que não o colocarem no centro de todo o negócio vão ficar para trás”, ressaltou.

Atenção para velhos problemas e foco no atendimento

Apesar do aumento do uso da tecnologia para amparar a atuação do varejo, o consumidor ainda valoriza o essencial: o atendimento que recebe das marcas. Por isso, 94% dos clientes perdidos deixam de comprar por questões de relacionamento. “Chegamos a um ponto onde as pessoas preferem ser atendidas por robôs, de tão baixo que é o nível de atendimento no varejo no geral”, afirmou. Por esse motivo, Pancinha reforçou que é preciso treinar cada vez mais as pessoas e compreender a necessidade de mudar a venda de produtos pela venda de experiência para o cliente: "Experiência é a soma da disponibilidade, do preço, do produto e do serviço. É o que gera valor para algo."

E até mesmo marcas consolidadas, com anos de mercado, precisam reavaliar seus processos e até o foco do negócio para se manterem atuais nesse mundo de constante transformação. “Os grandes desafios dessa era são: desligar o automático, assumir o protagonismo e, mais do que entender a necessidade da mudança, mudar. E mudar agora”, finalizou.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Carolina Guterres - Analista de Comunicação e Mariana Lubke - Assistente de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sindilojas


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 








































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br