TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
A importância do planejamento de carreira
   
     
 


11/10/2019

A importância do planejamento de carreira
Docentes ressaltam a grande oportunidade em realizar o plano e se inserir no mercado de trabalho

O planejamento de carreira é fundamental para decidir a direção que se deseja caminhar. Com um plano, o jovem tem a possibilidade de avaliar quais as competências que precisa desenvolver, bem como os cursos que deve buscar para alcançar os seus objetivos planejados. No entanto, poucos jovens conhecem a importância do planejamento de carreira. Acabam, muitas vezes, por assegurar a primeira oportunidade que surge, sem sequer avaliar se é realmente o que buscavam. A análise é da supervisora do Programa Jovem Aprendiz do Senac-RS, Márcia Marinez Wenzel. 

Márcia, que também é formada em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, pela UNISC; pós-graduada em MBA/Gestão Empresarial e Especialista em Gestão Pública com ênfase em Captação de Recursos e Elaboração de Projetos, aconselha o processo de planejamento principalmente para quem está iniciando. “O jovem que tem bom desempenho e aproveitamento no programa, e que se identifica com a área, acaba por abrir uma porta e conquistar uma vaga em turno integral. Vale elencar que ter sua competência comportamental e técnica bem desenvolvida pode representar um grande diferencial no mercado de trabalho”, destaca. 

Márcia comenta que muitas empresas usam o Jovem Aprendiz para identificar bons profissionais para seu quadro efetivo: “Estão buscando cada vez mais qualificar suas escolhas, fazendo processos seletivos com dinâmicas e entrevistas com os aprendizes candidatos a vaga, buscando identificar jovens com perfil adequado para a vaga”. 

Anderson Govoni é administrador de empresas, MBA executivo, professor do Senac-RS, consultor de empresas, pesquisador em customer experience, customer success, atendimento, negociação e vendas. Há mais de 15 anos atuando na área comercial. Segundo ele, quando entramos no mercado de trabalho, ainda não possuímos conhecimentos suficientes, muitas vezes, para escolher o caminho "ideal" naquele momento. Não fazer um planejamento, pode, ainda mais, dificultar o processo. Ver, através do planejamento de carreira, o objetivo que se busca e o caminho que se quer alcançar, é um facilitador para escolhas mais assertivas. Para desenvolver um bom plano de carreira é preciso unir muita reflexão e ação. Refletir a respeito do que se gosta/quer fazer e agir a partir de um plano de ação traçado com metas e prazos a serem cumpridos. “Durante o caminho, é fundamental estudar, trocar ideias com profissionais da área e buscar novos contatos, sejam pessoas ou empresas”, aconselha o docente.

Anderson percebe que, cada vez mais, os jovens estão muito colaborativos no sentido de buscarem participar de ações como peças fundamentais. Isso é considerado excelente para o mundo dos negócios que demanda profissionais criativos e engajados. Também nota que para alguns, a alta conectividade e interação nas mídias sociais não reflete, na prática, na realidade. “Para eles, é mais fácil conversar via WhatsApp, por exemplo, do que contribuir pessoalmente, com ideias ou questionamentos. A comunicação é uma competência que os jovens precisam dar mais atenção”, enfatiza.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAC/RS
Autor: Uffizi - Vitor Lacourt
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Senac-RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br