TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Retomada da economia e tendências inovadoras são debatidas no Amcham SX
   
     
 


15/09/2020

Retomada da economia e tendências inovadoras são debatidas no Amcham SX
Bate-papo virtual de hoje contou com a participação do superintendente da Amcham Brasil Marcelo Rodrigues, presidente do Banrisul Claudio Coutinho e o COO do Grupo Randon Sergio Carvalho

Em sua 3ª edição do Amcham SX, realizada de forma virtual, a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) reuniu executivos de grandes empresas para falar sobre a retomada econômica e os incentivos para o desenvolvimento.

Cláudio Coutinho, Presidente do Banrisul e Sérgio Carvalho, vice-presidente do Grupo Randon debateram juntamente com o Superintendente Regional e Inovação da Amcham Brasil, Marcelo Rodrigues, as mudanças que vêm ocorrendo e como a economia pode voltar a crescer. 

Provocados por Marcelo Rodrigues, os debatedores Cláudio Coutinho e Sérgio Carvalho comentaram suas visões sobre o atual contexto e como projetam o futuro em seus negócios.

Claudio Coutinho, presidente do Banrisul, comentou que no início da pandemia todos fomos afetados, tendo no mês de abril a pior fase. “Estamos acompanhando a economia e suas tendências. Tivemos em abril, em termos de atividades, o fundo do poço. Mas já há uma boa recuperação, mês a mês, sempre um mês melhor que o anterior”, afirmou. Segundo Coutinho, áreas como hotéis, restaurantes e academias, por exemplo, ainda sofrem. Por outro lado, o agro tem empolgado os empresários do setor. “Temos informações que em julho a safra foi boa e com o dólar alto, alivia muito os prejuízos dos meses anteriores”.

O executivo do Grupo Randon concorda sobre os momentos delicados que a economia do país passou no início da pandemia, mas vê com bons olhos o presente e o futuro. “Em termos de negócios, estamos superando a pior fase, que aconteceu nos meses de março e de abril”, comentou. Sérgio Carvalho lembrou que o setor de transporte se recuperou também via o agronegócio, tão forte no Brasil e que faz impulsionar quem está dentro deste ecossistema, caso da Randon. O Agronegócio no Rio Grande do Sul prevê alta na safra de Soja, por exemplo. Cerca de 69% de aumento, segundo a Emater-RS. Em questão de área plantada, a safra 2020/21 deve ter alta de 1,55% em relação à safra anterior. 

Marcelo Rodrigues, mediador do bate-papo, introduziu a serra gaúcha no debate. Sendo um grande centro de desenvolvimento no estado, a região está em busca da retomada. “Inovação e tecnologia estão presentes na região da serra e são meios de desenvolvimento local”, afirmou. Para o superintendente da Amcham, há uma percepção de melhora pois “enxergamos que o momento não é apenas de adaptação ao momento e sim, bons resultados de algo que vem sendo construído’.

O presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul afirmou que o banco vem financiando a economia local com muita força e confiança. “Ajudamos em meio à crise empresas grandes, médias e pequenas, com linhas de créditos que beneficiam investimentos em vários setores da economia gaúcha”. Segundo Claudio Coutinho, a indústria terá ganhos na área de exportação com atual câmbio.

Segundo Sérgio Carvalho, projetos voltados à tecnologia, investimento no estado e a procura por sempre se reinventar faz da Randon um Grupo sólido com raízes gaúchas, fortalecendo os negócios locais.

Sobre tendências do mercado, Marcelo falou sobre como a inovação em processos e em produtos podem sinalizar a ambição no mercado e saudou o espaço para novas conexões. “Nosso ecossistema permite trocas de novos negócios entre empresas, sendo por meio de concursos, como o nosso Amcham Arena, onde grandes executivos podem avaliar startups que atuam em diversas áreas, entregando soluções e inovação”.

“O Banrisul está sempre atento a iniciativas de inovação que apoiem o crescimento do estado. Precisamos criar espaços para reter nossos talentos aqui no Rio Grande do Sul”, disse Coutinho. No bate-papo, ele citou o Instituto Caldeira, movimento em prol da inovação e empreendedorismo em Porto Alegre. A ideia é impulsionar transformações digitais com conexões entre startups e empresas.

Projetos em tecnologias voltados a área industrial foram acelerados, argumentou o executivo do Grupo Randon. Cerca de 254 robôs foram comprados para serem usados no parque fabril da empresa. “Uma revolução em tecnologia foi montada, investimento na criação e na aceleração para uma logística integrada com inovação digital, gerando resultados”, afirmou. O Grupo Randon conta com um software criado dentro da empresa que visa melhor performance de suas carretas elétricas, dando-lhes informações de como a rota a ser seguida pela carreta pode poupar combustível, freios e pneus, por exemplo.

Para finalizar o encontro entre esses dois grandes executivos, foi pedido um recado final aos espectadores da live.

Claudio Coutinho fez questão de salientar o que para ele é o Banrisul. “Para mim o banco é uma empresa de tecnologia que presta serviço aos aos seus clientes. O banco se torna um Market Place”. Cada vez mais presente no digital, o Banrisul tem cerca de 950 mil acessos por dia. Sobre o futuro, ele é otimista. “O banco está com as portas aberta pra financiar a economia gaúcha, seja micro, média ou grande empresa, pessoas jurídicas ou setor de agro, contem conosco para a retomada. Foco é na recuperação econômica e na saúde das pessoas, concluiu.

Sérgio Carvalho também se manifestou sobre a preocupação com a Covid-19 e nos cuidados com os funcionários. “Encerro hoje falando sobre vencer a pandemia. Ainda vamos conviver um tempo com ela e é importante que tenhamos todos cuidados para retomar a economia, e estou bem otimista na melhora dos indicadores”.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Rodrigo Bussolin | BValle
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br