A ação foi um passo significativo na ampliação da rede de assistência a pessoas com doenças raras. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinaram um convênio com a Casa dos Raros nesta segunda-feira (9/10). Também participou, a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa. A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) esteve representada no evento pela Dra. Ida Vanessa Doederlein Schwartz e pela médica geneticista da SBGM e superintendente Médica da Casa dos Raros, Carolina Fischinger Moura de Souza.
O convênio visa atender mais de 1.050 pacientes, entre crianças e adultos, ao longo dos 42 meses do projeto. Serão oferecidas consultas com médicos geneticistas e em outras nove especialidades profissionais, nas modalidades presencial e a distância, totalizando 31,5 mil atendimentos durante a vigência do convênio. O repasse estadual à entidade no período será de R$ 3,15 milhões.
A iniciativa visa fortalecer a assistência médica às pessoas com doenças consideradas raras e representa um avanço importante na área da saúde no estado do Rio Grande do Sul.
Para mais informações sobre a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), visite o site oficial em www.sbgm.org.br.