Os gerentes de Recursos Humanos das Lojas Renner e das Lojas Paquetá, João Turella e Sabrina Marques, respectivamente, e o diretor de Recursos Humanos das Lojas Colombo, Francisco Batista, foram unânimes em afirmar que há diminuição no volume da procura por vagas.
De acordo com Sabrina Marques, com a chegada de novos players, concorrentes, a competitividade aumentou, gerando maior procura por profissionais.
O segredo da gestão de pessoas, segundo João Turella, das Lojas Renner, é a retenção de talentos. Para isso, as empresas têm investido em programas de incentivo e pacotes de atratividade para o público interno. Os três profissionais explanaram ações de posicionamento interno que cativam e incentivam os colaboradores a permanecerem na empresa. "Cuidar das pessoas que temos e desenvolver liderança. O público interno faz parte do planejamento das Lojas Colombo", ressalta Batista. Turella salienta que a remuneração é importante para reter talentos, mas o pacote de benefícios é fundamental.
Programas de incentivos a longo prazo e qualificação de executivos são alguns exemplos que mostram como o varejo tem se estruturado e gerando resultado na Área de Gestão de Pessoas. "Cerca de 85% dos executivos das Lojas Renner são formados internamente. As pessoas se sentem estimuladas a fazer carreira", afirma Turella. Batista afirma que a Colombo atua com gestão por competências. "Trabalhamos desde a seleção do candidato até o desenvolvimento e o treinamento do profissional. Hoje, um vendedor, por exemplo, fica mais tempo na vaga, pois sabe que se tornará profissional e poderá crescer na carreira. Queremos fazer diferença na frente do cliente", salienta Batista. Quanto às Lojas Renner, um fator importante é que o Brasil está se tornando atrativo em relação ao mercado de trabalho. "Temos cultura, valores e marca muito fortes", diz.
"A marca forte no Sul favorece a captação", explica Francisco Batista, das Lojas Colombo. Turella afirma que o Rio Grande do Sul sempre foi um pólo gerador de mão de obra. Sabrina Marques, das Lojas Paquetá, também diz que consegue contornar a situação em função da marca ser gaúcha e forte para os cidadãos. "Este evento que discute Gestão de Pessoas é uma ótima oportunidade para trocar práticas, ideias e informações sobre o tema. Saber o que as outras empresas estão fazendo na área é muito importante", completa Sabrina.
A próxima edição do Almoço do Varejo acontecerá no dia 22 de novembro. Fique atento a nossa divulgação em www.cdl-poa.com.br.