TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
O segredo da Gestão de Pessoas está na retenção de talentos
   
     
 


26/10/2011

O segredo da Gestão de Pessoas está na retenção de talentos
A falta de mão de obra no mercado de trabalho foi um dos destaques abordados na edição do Almoço do Varejo da CDL Porto Alegre, ocorrida dia 25, no Plaza São Rafael
 
Os gerentes de Recursos Humanos das Lojas Renner e das Lojas Paquetá, João Turella e Sabrina Marques, respectivamente, e o diretor de Recursos Humanos das Lojas Colombo, Francisco Batista, foram unânimes em afirmar que há diminuição no volume da procura por vagas.

De acordo com Sabrina Marques, com a chegada de novos players, concorrentes, a competitividade aumentou, gerando maior procura por profissionais.

O segredo da gestão de pessoas, segundo João Turella, das Lojas Renner, é a retenção de talentos. Para isso, as empresas têm investido em programas de incentivo e pacotes de atratividade para o público interno. Os três profissionais explanaram ações de posicionamento interno que cativam e incentivam os colaboradores a permanecerem na empresa. "Cuidar das pessoas que temos e desenvolver liderança. O público interno faz parte do planejamento das Lojas Colombo", ressalta Batista. Turella salienta que a remuneração é importante para reter talentos, mas o pacote de benefícios é fundamental.

Programas de incentivos a longo prazo e qualificação de executivos são alguns exemplos que mostram como o varejo tem se estruturado e gerando resultado na Área de Gestão de Pessoas. "Cerca de 85% dos executivos das Lojas Renner são formados internamente. As pessoas se sentem estimuladas a fazer carreira", afirma Turella. Batista afirma que a Colombo atua com gestão por competências. "Trabalhamos desde a seleção do candidato até o desenvolvimento e o treinamento do profissional. Hoje, um vendedor, por exemplo, fica mais tempo na vaga, pois sabe que se tornará profissional e poderá crescer na carreira. Queremos fazer diferença na frente do cliente", salienta Batista. Quanto às Lojas Renner, um fator importante é que o Brasil está se tornando atrativo em relação ao mercado de trabalho. "Temos cultura, valores e marca muito fortes", diz.

"A marca forte no Sul favorece a captação", explica Francisco Batista, das Lojas Colombo. Turella afirma que o Rio Grande do Sul sempre foi um pólo gerador de mão de obra. Sabrina Marques, das Lojas Paquetá, também diz que consegue contornar a situação em função da marca ser gaúcha e forte para os cidadãos. "Este evento que discute Gestão de Pessoas é uma ótima oportunidade para trocar práticas, ideias e informações sobre o tema. Saber o que as outras empresas estão fazendo na área é muito importante", completa Sabrina.

A próxima edição do Almoço do Varejo acontecerá no dia 22 de novembro. Fique atento a nossa divulgação em www.cdl-poa.com.br.

Fonte: CDL Porto Alegre
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 1 comentários


Maira C 
Lojas Colombo: só se for agora isso de valorizar o funcionário pois conheço vendedor competentíssimo q foi despedido sem motivos, talvez pq vendesse muito e ganhasse bem! Agora ele tem sua própria loja!
28/10/2011 
   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br