Em um período que os acontecimentos mudam num piscar de olhos, a adequação às novas rotinas também precisa ser veloz e certeira. O novo coronavírus despertou uma série de transformações nas organizações e nas rotinas das pessoas. Uma das principais foi a adoção do home office.
Analista de Recursos Humanos da Scalzilli Althaus, Raquel Menchick acompanhou todo o processo de adaptação da equipe do escritório de advocacia empresarial. Com base nessa experiência, ela listou quatro dicas que podem guiar profissionais de qualquer perfil de empresa. Confira:
1) Discipline-se
Defina e priorize tarefas, estipulando prazos claros. Descubra qual seu momento de maior produtividade no dia e demarque seu território. Além disso, é fundamental reorganizar seu novo espaço físico para a realização das tarefas. Mesmo que sejam momentâneas, essas ações ajudam a internalizar que agora esse é o seu novo formato de trabalho.
2) Organize seu tempo
Além do grande desafio de estabelecer uma rotina eficaz, é preciso controlar a ansiedade e gerenciar bem seu próprio tempo. Manter o foco para não cair na armadilha da procrastinação em relação às demandas é fundamental.
3) Faça uma pausa
Parar um pouco, sair por alguns instantes da frente da tela do computador, tomar um café ou chá, se alongar ou ir para a janela e ficar no sol alguns minutos. Isso tudo renova as forças para prosseguir as atividades de forma mais eficiente. Pequenas pausam tornam o trabalho mais produtivo.
4) Busque o equilíbrio
Ficar em casa por muito tempo requer hábitos saudáveis, ainda mais quando estamos cercados de tantas notícias alarmantes. O mundo não para, e o nosso trabalho deve continuar. Mas devemos cuidar e buscar manter uma rotina de exercícios e a alimentação balanceada. Faça deste momento um ciclo de mudança temporária, um período salubre e harmonioso entre vida caseira e trabalho. Assim, poderemos ter um retorno positivo da nossa produtividade no trabalho em home office.