TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ricardo Adachi – diretor-executivo da Conibase
   
     
 


16/07/2010

Ricardo Adachi – diretor-executivo da Conibase
Será o fim do cartel de cartões?

Agora, com apenas um terminal na loja, será possível passar todas as bandeiras

Desde o último dia 01 de julho, os terminais de pagamento passaram a processar cartões de todas as bandeiras. A medida foi bem aceita por todos os estabelecimentos comerciais, pois possibilitará o aumenta da competição entre as atuais credenciadoras e abrirá o mercado para a entrada de novos players.
 
Com a medida, os lojistas poderão optar por uma única máquina de POS para passar todos os cartões – débito ou crédito-, independentemente da bandeira adotada. Além disso, o custo com o aluguel das máquinas de POS e da taxa de desconto das credenciadoras diminuirão gradativamente.

As credenciadoras já vinham se preparando para o fim da exclusividade. Em março, a Redecard anunciou que seus terminais passariam a aceitar os cartões com a bandeira Visa. A Cielo (ex-Visanet) também informou que já estava negociando para poder operar com várias bandeiras de cartões de crédito a partir de julho. Cielo e Redecard dividem mais de 90% do mercado de credenciamento de lojistas para cartões de crédito e de débito.
 
Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), atualmente existem no país 5 milhões de máquinas alugadas de credenciadoras em 1,5 milhão de estabelecimentos comerciais. Imagine então uma loja com 6 caixas e 3 unidades como a Conibase, quantas máquinas éramos obrigados a ter em cada loja.
 
O consumidor também deve ser beneficiado, pois os lojistas passarão a oferecer a opção de compra de cartão com maiores vantagens. Além disso, aumentará a possibilidade da criação de novas bandeiras de cartões nos mercados regionais oferecendo maiores facilidades, como a redução de juros e de anuidade.
 
Ricardo Adachi é diretor-executivo da Conibase
 
Engenheiro Mecânico com MBA pela Duke University. Diretor da Conibase, empresa de varejo no ramo de materiais de construção. Vice-presidente da Acomac SP (Associação dos comerciantes de Material de Construção). Acumula 15 anos de experiência profissional em empresas multinacionais de bens de consumo e consultorias de planejamento estratégico.

Fonte: Ana Beatriz Chacur – Assessora de Comunicação
Autor: Ricardo Adachi
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br