TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CDL volta a debater as taxas dos cartões de crédito
   
     
 


08/04/2009

CDL volta a debater as taxas dos cartões de crédito
Assunto ganhou proporções nacionais em 2008, quando Câmara de Dirigentes Lojistas fez denúncia de majoração indevida por parte das empresas

A reunião de diretoria desta semana da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre retomou um tema importante para os lojistas: as altas taxas de administração das operadoras de cartão de crédito. O assunto ganhou proporções nacionais em 2008, quando a CDL fez uma denúncia de majoração indevida por parte das empresas. “Alguns empresários estão sinalizando um novo aumento nas taxas e, por isso, estamos providenciando uma pesquisa com nossos associados para avaliar o índice de majoração e a abrangência da medida”, explica o Presidente da entidade, Vilson Noer. 

Recentemente, um estudo da Unfair Credit Card Fees, entidade americana que reúne lojistas, apontou o Brasil como o primeiro colocado no ranking dos países com taxas de cartão de crédito mais altas. Enquanto em 17 países a cobrança média é inferior a 2%, no Brasil chega a 2,9% por transação. “Não há motivo para termos taxas tão altas – a inflação está controlada e a economia brasileira dá sinais de amadurecimento”, afirma o dirigente.
 
Na semana passada, foi divulgado o resultado de um trabalho conjunto do Banco Central, da Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) e do Ministério da Fazenda sobre o tema. O estudo identificou que o setor de cartões de crédito apresenta uma série de problemas, muitos deles são apontados diariamente por consumidores e lojistas. Entre as dificuldades mais conhecidas estão a concentração na prestação de serviços e os prazos longos entre o recebimento do cliente e o pagamento ao lojista. Segundo o BC, o estudo foi a primeira fase de um projeto de regulamentação dos cartões de crédito. A segunda etapa está relacionada ao recebimento de sugestões e críticas da sociedade nos próximos 90 dias e, em seguida, os órgãos reguladores decidirão sobre aperfeiçoamentos para aumentar a eficiência do setor.

Até o final de dezembro de 2007, o Brasil tinha 66,6 milhões de cartões de crédito ativos e outros 52,3 milhões de cartões de débito em uso – num total de 118,9 milhões de cartões em funcionamento. Os dados fazem parte do estudo sobre a indústria de cartões, divulgado no final de março pelo BC.

Fonte: Imprensa CDL/Poa
Autor: Sinara Oliveira da Silva
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br