TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Copa 2014 no Brasil deixa comércio mais otimista
   
     
 


18/07/2010

Copa 2014 no Brasil deixa comércio mais otimista
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada em parceria com o instituto Data Popular, revela que o otimismo em relação ao próximo torneio não contagiou apenas os torcedores

Com o final da Copa da África do Sul, vencida pela seleção espanhola, as atenções estão agora voltadas para 2014, quando o torneio será realizado no Brasil.

De acordo com o levantamento, 60% dos comerciantes da Capital afirmam que a Copa 2014 será um bom período para seus negócios, sendo que 73% dos entrevistados esperam faturar mais na comparação com o torneio deste ano. “Uma prova desse entusiasmo é que 62% pretendem organizar seus negócios para a Copa brasileira nos próximos três anos, enquanto 5% dos lojistas ouvidos já estão fazendo um planejamento especial para 2014”, afirma Sandra Turchi, superintendente de Marketing da ACSP.

Todo esse otimismo, é claro, também vai depender da participação da seleção brasileira na próxima Copa: 71% dos lojistas acreditam que seus negócios serão afetados positivamente se a esquadra canarinho apresentar um bom desempenho na ocasião. 

Saldo da Copa africana

Se a eliminação do Brasil, nas quartas-de-final do torneio, fez o torcedor sofrer, esse sentimento não se refletiu entre os lojistas: 75% deles afirmaram que os jogos da seleção acabam atrapalhando os negócios, sendo que 58% dos entrevistados disseram que a eliminação foi melhor para o comércio. A pesquisa ouviu 121 proprietários de bares, restaurantes, supermercados, padarias e lojas de vestuário, na cidade de São Paulo, nos dias 12 e 13 de julho.

Ainda em relação ao evento deste ano, quem havia feito preparativos adicionais não se arrependeu: 96% dos comerciantes que aumentaram seus estoques registraram saldo positivo na saída dos produtos. Além disso, 72% daqueles que fizeram alguma promoção relacionada à Copa disseram que a iniciativa correspondeu com as expectativas de vendas. “Anualmente, 19 milhões de brasileiros participam de promoções e sorteios. Por isso, iniciativas como essa sempre ajudam a atrair o consumidor”, avalia Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular.

Sobre o Data Popular

Criado em 2001, o Data Popular é um instituto de pesquisas e consultoria que atua na produção de conhecimento sobre o consumidor emergente no Brasil. Com análises e projetos que avaliam a relação desse público com o mercado, especializou-se em apontar melhores formas de comunicação e interação das empresas com seu público-alvo. Entre os clientes atendidos pelo Data Popular estão Febraban, Casas Bahia, Grupo Pão de Açúcar, Itaú-Unibanco, Cielo, Grupo Silvio Santos, Grupo RBS, Portal Terra, Positivo Informática, Construtora Living, Camargo Corrêa, CPFL, CTBC, Eletropaulo, Fiat, Volkswagen, C&A, Pernambucanas, Droga Raia, Cacau Show, Mattel e Associação Comercial de São Paulo.

Fonte: Data Popular
Autor: Antonio Neto
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br