TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ibirá
   
     
 


21/07/2010

Ibirá
Tranquilidade para repor as energias

Cerca de 430 km de São Paulo, encontramos a cidade de Ibirá, entre Catanduva e São José do Rio Preto; fácil acesso, a partir da capital, pelas Rodovias Bandeirantes/ Anhanguera e Washington Luís.

O local já era conhecido de diversos grupos indígenas, desde o século XVIII, por sua abundante caça - conta-se que os animais eram atraídos pelo valor das águas e pelo sal carbonatado resultante da evaporação delas – além de banhos terapêuticos que curavam diversas enfermidades da pele, dores e outras moléstias.

A povoação da região de Ibirá por grupos não indígenas se deu em fins do século XIX, quando D. Pedro II doou uma grande extensão de terras ao português Antônio Bernardino de Seixas e a seus filhos. Só em 1921 o município desvinculou-se de São José do Rio Preto, e conta, hoje, com cerca de nove mil habitantes. É uma simpática e tranquila cidadezinha típica do interior de São Paulo, caipira e pitoresca.

As águas da região são extremamente alcalinas, que lhes confere um diferencial terapêutico em relação a outras estâncias brasileiras, além da presença de um raríssimo componente, o vanádio. Hoje, é comprovado que o vanádio é um sal que diminui o teor de colesterol no sangue. Só há um outro balneário no mundo com águas vanádicas, que fica em Vichy, na França.

A idéia de construir um balneário é antiga, de 1930; a cidade já teve vários em funcionamento, mas o balneário atual - Balneário Evaristo Mendes de Seixas - é de 1975. Está a cerca de 6km do centro, integra o distrito de Termas do Ibirá, e hoje conta com modernas instalações. São cinco fontes de águas minerais, piscinas e toboágua, saunas, áreas de lazer e camping, bosques... ideal para a prática de atividades físicas em contato com a natureza. Diversos profissionais especializados oferecem serviços de massagem, fisioterapia, acupuntura, tratamento podológico, terapias estéticas e medicinais.

Além do poder curativo das águas, Ibirá também tem um famoso calendário de festas religiosas ao longo do ano e eventos esportivos de destaque, que atraem muitos visitantes da região. O estilo caipira de influência católica está vivo nas festas de São Benedito, de Nossa Senhora, de São Sebastião, nas comemorações do ciclo do Natal, com apresentações do Presépio vivo e no encontro de várias companhias de Reis da região, nas procissões de Corpus Christi. Também são famosos o Carnaval de Ibirá, a Festa do Peão e as festas juninas.

 

Hotel Fazenda Termas de Ibirá

Com uma estrutura de lazer invejável, em meio a um parque de mata nativa preservada, o Hotel Termas de Ibirá é certamente a melhor opção de hospedagem na cidade de Ibirá. Não só a cidade oferece atrativos singulares, mas também este hotel, ao mesmo tempo requintado e com a rusticidade da fazenda.

São diversos tipos de acomodações, desde confortáveis chalés e apartamentos para receber famílias, a aconchegantes bangalôs com ofurô, ideais para casal. Todos equipados com ar condicionado, telefone, frigobar e cama king-size. Além de diversas opções de lazer. 

Possui ótima estrutura para eventos de até 400 participantes, com 04 salas climatizadas e equipadas com wireless. Restaurante com ambiente climatizado e cardápio inspirado na riqueza dos sabores da fazenda. 

Mais informações: www.hotelfazendaibira.com.br  

Fonte: Assimptur
Autor: Cláudio Lacerda Oliva
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br