TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dirigente de centro de estudos budistas encerrou Congresso Internacional do PGQP
   
     
 


21/07/2010

Dirigente de centro de estudos budistas encerrou Congresso Internacional do PGQP
Lama Padma Samten falou sobre as Transformações e Desafios da Gestão

O dirigente do Centro de Estudos Budistas de Caminho de Meio (CEBB), Lama Padma Samten, encerrou o ciclo de palestras do 11º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), que teve início ontem (19/7). À noite, é a vez de 91 organizações gaúchas serem homenageadas na 15ª edição do Prêmio Qualidade RS.

O Lama falou sobre a importância do ponto de vista para o gestor. Segundo ele, “o mundo interno é essencial, pois é a partir dele que conseguimos olhar as coisas de outra forma”. Partindo desse pressuposto, disse que, “dentre as várias formas que existem, a melhor forma de olhar o mundo é com lucidez”.

De acordo com o Lama, o ser humano encontra-se em uma experiência cíclica da qual não consegue sair, que não o deixa chegar a um ponto final ou estágio de satisfação. O mesmo se aplica à economia, disse, “que tem ciclos de expansão e regressão. A preocupação com a sustentabilidade foi a percepção de que esse ciclo é insustentável. Há uma necessidade de mudar de visão”.

Essa capacidade de olhar o mundo de forma diferente pode concretizar-se a partir do desenvolvimento de algumas competências, que, de acordo com ele, podem ser úteis para os gestores dentro das organizações. Entre elas, a Sabedoria do Espelho, que consiste em entender o mundo mental do outro; e a Sabedoria da Igualdade, que diz que quando fazemos bem ao outro geramos satisfação para o outro e para nós também. “Dentro dessa competência, a organização poderia ser como uma escola, com uns ajudando os outros”, comentou.

No final da palestra, alertou sobre um desafio para as empresas. “As organizações precisam se humanizar, pois estão sendo geridas apenas pela economia. As corporações colonizaram os seres humanos, que, desde a escola aprendem muito sobre matemática e nada sobre felicidade, que é tão importante. Apenas o lado humano pode trazer a sustentabilidade para as empresas”.      

Amanhã, durante o dia, serão realizadas visitas técnicas a cinco organizações: Gerdau Riograndense; Refinaria Alberto Pasqualini; Braskem; Bebidas Fruki e Fazenda Quinta da Estância Grande. Também serão realizados dez cursos, com duração de oito horas. As informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas pelo endereço: www.portalqualidade.com/pgqp/congresso2010.

Fonte: Enfato Comunicação Empresarial
Autor: Raquel Boechat
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br