TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
São Francisco Xavier apresenta Circuito das Artes com qualidade e diversidade
   
     
 


22/07/2010

São Francisco Xavier apresenta Circuito das Artes com qualidade e diversidade
Além das belezas naturais, gastronomia e hospedagem, o distrito apresenta artistas e obras para todos os gostos

A pouco mais de 150km da capital paulista, São Francisco Xavier – sub-distrito de São José dos Campos – apresenta gastronomia e hospedagem de qualidade. Ainda assim, um dos pontos mais surpreendentes da vila é o Circuito das Artes, recém-oficializado e contando com três dos seus principais artistas.

As belezas naturais do local, que é uma APA - Área de Proteção Ambiental nacional - proporcionam conhecimento de parte da mata da Serra da Mantiqueira, e de animais que habitam a região, como o muriqui – espécie de macaco em extinção. O ecoturismo é atividade presente em São Francisco Xavier. Cachoeiras de até 80 metros e trilhas ecológicas promovem a interação do turista com uma exuberante paisagem natural.

A cachoeira do Roncador, com quedas d’agua em paredões de pedra e passeios em caiaques, lagos para pesca e piscina natural, apresenta uma das belas vistas da região. Já no bairro de Santa Bárbara, no ponto mais alto da cidade, a localidade denominada Pouso do Rochedo apresenta sete cachoeiras. A 1300m de altitude, e cercados de mata nativa, os visitantes mais aventureiros podem praticar tirolesa, e também nadar nas piscinas naturais. Há ainda, a cachoeira Pedro Davi, de 15m de altura e trilhas em meio à natureza, a apenas 8 km do centro da cidade.

Circuito das Artes

Muito além do costumeiro artesanato local, a arte e cultura de São Francisco Xavier são diversificadas e muito qualificadas. Os três ateliers que participam do circuito oferecem obras de pintura em compensado, máscaras venezianas e cerâmicas finas.

Saindo do centro, o primeiro atelier a ser visitado é o da artista Tânia Negrão (www.tanianegrao.com.br). Santista radicada há mais de três anos no distrito, a artista reproduz – de maneira única – as mais variadas plantas da Mata Atlântica modeladas em epóxi e compensados que são apresentados em obras de até 2,20m.

De volta à estrada principal, o circuito tem continuidade com o Atelier Manacá da Serra (www.ateliermanacadaserra.com.br), da ceramista Camila Giffoni. Com formação universitária, a artista apresenta obras em cerâmica leve, com ricos detalhes e cores em peças decorativas e utilitárias. São utensílios domésticos, vasos, móbiles para vela e planta que, apesar de não estarem diretamente relacionados a São Francisco Xavier, são grandes lembranças da passagem pelo local.

A última parada do Circuito das Artes, quase na fronteira com o município de Joanópolis, é o Atelier de las Máscaras (www.atelierdelasmascaras.com.br). Como o próprio nome sugere, o argentino Carlos Gaudin apresenta suas máscaras venezianas com habilidade técnica e carisma sem igual. O único atelier do tipo nas Américas possui exemplos exuberantes da arte européia – típica dos carnavais da italiana Veneza. Traços finos, material leve e tradicionais técnicas venezianas são utilizadas pelo artista para encantar e recriar um glamuroso passado. Personagens como Colombina, Pierrot, Arlequino e a tradicional Bauta são feitos pelo mestre mascareiro para clientes de todo o mundo que encontram o seu cantinho na vila de São Francisco Xavier.

Fonte: Assimptur
Autor: Eliria Buso
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br