TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Última semana do espetáculo Bodas de Sangue no Teatro Renascença
   
     
 


22/07/2010

Última semana do espetáculo Bodas de Sangue no Teatro Renascença
Sucesso absoluto na primeira temporada, a peça segue em grande estilo até o dia 25 de julho – de quintas a domingos

Com direção conjunta de Luciano Alabarse e Luiz Paulo Vasconcellos, Bodas de Sangue, o célebre texto de Federico García Lorca é apresentado em sua versão integral - o que significa um elenco de mais vinte atores em cena, números de dança flamenca mesclados ao texto incrivelmente poético do autor andaluz, e todos os recursos de cenário e figurino requeridos pela obra.

No elenco, capitaneado por Sandra Dani, uma das mais importantes atrizes de toda a história do teatro gaúcho, destacam-se veteranos como Mauro Soares, Lurdes Eloy e Ida Celina, ao lado de atores premiados como Marcelo Adams, Sissi Venturin, Margarida Leoni Peixoto e Vika Schabbach, e também nomes da novíssima geração dos palcos locais, como Fabrizio Gorziza e Fernando Zugno.

Sobre a direção conjunta, Luciano explica: Eu e Luiz Paulo já trabalhamos juntos várias vezes, nossa afinidade teatral é absoluta e a vontade de trabalharmos juntos, ano após ano, continua valendo. Assim dividimos as tarefas, de igual pra igual. Eu fiquei com a concepção do espetáculo e Luiz Paulo com a preparação dos atores. E, claro, cada um interferiu como quis um na área do outro. A empatia é tanta que já sabemos, inclusive, nosso próximo trabalho: O Animal Agonizante, adaptação do magnífico livro de Philiph Roth.

A proposta de montar Bodas de Sangue, segundo Alabarse, é um projeto de muitos anos, acalentado por ele e Sandra Dani. De origem espanhola, enquanto se dedicavam a outros trabalhos, ambos voltavam à idéia. Federico García Lorca é um dos dramaturgos mais importantes da cena do século XX. Sua obra, nitidamente influenciada pelo surrealismo que varreu a Europa durante a década de 30, rompeu com vários padrões estéticos da época. Após a estreia na Espanha, a peça cumpriu uma surpreendente temporada em Buenos Aires, catapultando o autor ao status de celebridade internacional. Poeta, dramaturgo, musicista, diretor e cenógrafo, durante sua breve vida escreveu alguns dos clássicos mais marcantes da dramaturgia contemporânea. Lorca foi abatido pela intolerância do regime franquista, sendo assassinado, aos 38 anos, em 1936, pelas forças de direita que varriam a Europa, sob a acusação de esquerdista e homossexual.

A história de Bodas de Sangue toma por base um fato real, amplamente documentado pela imprensa espanhola, de um crime que sacudiu a Andaluzia. No vilarejo de Níjar, uma noiva abandona o noivo no dia do casamento para seguir o seu verdadeiro amor, ocasionando uma perseguição que culminará com um verdadeiro banho de sangue na região. Lorca, no entanto, não é fiel aos fatos. Seus excepcionais dotes de autor teatral, partindo desse fato real, recriam os acontecimentos e introduzem personagens surrealistas - como a Lua e a Morte -, acrescentando uma carga densamente poética ao desenvolvimento da obra.

A equipe técnica do espetáculo é formada pelos parceiros usuais de Alabarse: Sylvia Moreira (cenografia), Rô Cortinhas (figurinos), Moysés Lopes (trilha sonora) e Maurício Moura e Cláudia de bem (iluminação). A produção executiva é de Fernando Zugno e Miguel Coronel.

Debates com psicanalistas, membros da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Dia 23 de julho - sexta
Coordenador: Jair Rodrigues Escobar (médico, psiquiatra, psicanalista, membro associado da SPPA)
Debatedores: Luciano Alabarse e Edgar Chagas Diefenthaeler (médico, psiquiatra, psicanalista, membro associado da SPPA)

Oficina de Introdução ao Flamenco - atividade da peça Bodas de Sangue

Com Maria Teresa Costa de Montoya
Dia 21 de julho - Das 19h30 às 21h, no Teatro Renascença
Entrada franca
 
Os interessados devem comparecer às aulas com sapatos ou botas de salto, com cinco cm ou mais, preferencialmente não muito finos, capazes de emitir sons. Aberta ao público em geral e dirigida especialmente às pessoas que não têm experiência em dança, mas sempre tiveram interesse na cultura espanhola e no baile flamenco. A oficina apresentará noções básicas sobre alguns dos fundamentos da dança flamenca, como sapateado, ritmo e palmas.

Fonte: BD
Autor: Bebê Baumgarten
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br