TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Proteste pede ao Conar retirada de publicidade do ar
   
     
 


22/07/2010

Proteste pede ao Conar retirada de publicidade do ar
Anunciado como natural, Potinho de caldo Knorr não pode ser comparado ao caldo feito em casa, pois contém substâncias artificiais

A PROTESTE Associação de Consumidores entrou com representação no Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo para que a publicidade do potinho de caldo Knorr seja, imediatamente, retirada do ar. Caracteriza-se como propaganda enganosa por anunciar como natural um produto que tem aditivos químicos e, ao ser veiculada inclusive em “horário nobre”, pode lesar os consumidores ao induzir ao erro.

O direito a informação adequada e clara sobre o produto é assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. A Associação aguarda o julgamento pelo Conar da Representação nº 198/10.

Na propaganda o chef Alex Atalla diz: “eu cozinho para pessoas com os paladares mais exigentes. A pressão não é fácil. O segredo de um prato tá no caldo. Ele é o coração da receita. Dá uma olhada: novo potinho de caldo Knorr, igualzinho ao feito em casa. Aqui tudo é natural, cozido bem devagarzinho. Nem aqui a crítica me dá folga. Novo Potinho de Caldo Knorr, único e original, como feito em casa”.

Uma variação do tradicional caldo industrializado, vendido em tabletes e em pó, o produto não pode ser comparado a um caldo feito em casa. Na análise do rótulo e da lista de ingredientes a PROTESTE identificou uma série de componentes artificiais, como realçadores de sabor, aromatizante, espessantes, acidulante e corantes. Um consumidor desavisado poderia entender que não foi adicionado nenhum aditivo químico ao produto. Afinal, um caldo “feito em casa” não tem nenhuma destas substâncias.

Sal em excesso

Em relação à composição nutricional, apesar de ter menos sódio que todos os caldos de galinha já testados pela Associação, ainda assim o teor é elevado. De acordo com a tabela de informação nutricional, uma porção tem entre 700mg (sabor carne) e 753mg (sabor galinha) de sódio, o que equivale a 29% e 31% do valor diário recomendado deste nutriente para adultos, se nos basearmos em uma dieta de 2000kcal.

Como na rotulagem de alimentos os ingredientes aparecem pela ordem decrescente de quantidade, no caso do caldo knorr o sal aparece em segundo na lista, ou seja, o segundo nutriente em maior quantidade no produto, perdendo apenas para a água. Diante disto,  a PROTESTE aconselha o uso dos temperos naturais e que se faça o próprio caldo em casa.

Fonte: Proteste
Autor: Vera Lúcia Ramos e Thais Nascimento
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br