TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Normas de segurança em rede elétrica
   
     
 


22/07/2010

Normas de segurança em rede elétrica
Com foco em atendimento e primeiros-socorros, treinamento em NR10 é recomendado a todas as empresas

Trabalhar com eletricidade oferece diversos riscos. Mesmo especialistas da área elétrica estão, diariamente, sujeitos a danos causados pela alta tensão de equipamentos e redes. Essas pessoas, desde 2004, possuem um subterfúgio legal que garante sua proteção. A Norma Reguladora nº10 conhecida como NR10 é um conjunto de regras que visam proteger funcionários e grupos que fazem esse tipo de trabalho. E é para eles que é direcionado o curso de NR10, composto de 45 horas de tele-aulas, todas complementadas com conteúdo disponível na internet.

Em um primeiro momento, o curso pode parecer muito específico, destinado somente a quem está diretamente ligado à área elétrica. No entanto, o especialista Bruno Marchesi esclarece que não é o caso: “Ele é importante para diversas áreas das empresas, que vão desde a pessoa que atua com primeiros socorros, até setores inteiros”.

Uma das ideias do curso é passar a noção da proteção coletiva. O especialista afirma que, durante o treinamento, os alunos aprendem a como minimizar o risco de acidentes aprendendo a lidar tanto com equipamentos de proteção coletiva (chamados EPCs), quanto com os equipamentos de proteção individual (EPIs). Pela norma, para um colaborador utilizar estes equipamentos e instalações elétricas, ele deve ter um treinamento reconhecido e registro no Ministério do Trabalho e do Emprego.

Foco em primeiros-socorros

Além do treinamento com a rede elétrica, a NR10 também trata de primeiros socorros, especialmente no caso de incêndios. Uma vez que toda empresa é obrigada a ter uma brigada de incêndio – e uma infraestrutura preparada para estes casos.

A importância de ter um profissional responsável pelos primeiros socorros dentro de uma empresa é frisada por Marchesi: “Naturalmente, uma preparação adequada, segundo as orientações da NR10, é extremamente importante na tentativa de dar uma primeira assistência a acidentados”.

Na opinião do especialista, o problema de não se ter um profissional responsável com formação adequada para atender vítimas gera problemas sérios. O não-treinamento pode acabar funcionando a desfavor, em atendimentos. Isso porque existem certos procedimentos proibidos no caso de traumas que, leigos, muitas vezes, desconhecem e executam. “Devemos sempre lembrar da regra de ouro dos primeiros-socorros”, diz Marchesi, “se você não sabe o que fazer, não faça nada”, completa.

Mais informações sobre o curso: www.dtcom.com.br.

Fonte: Lide Multimídia
Autor: Luiz Eduardo do Valle
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br