TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Juro do cheque especial sobe 4,8 pontos em junho, informa BC
   
     
 


27/07/2010

Juro do cheque especial sobe 4,8 pontos em junho, informa BC
Em 12 meses, no entanto, essa taxa teve queda de 1,9 ponto. Juro do crédito ao consumidor, no entanto, é o menor da série.

A taxa de juro cobrada no cheque especial para a pessoa física teve alta de 4,8 pontos percentuais em junho, no comparativo com maio, para 165,1% anuais. Em 12 meses, no entanto, essa taxa teve queda 1,9 ponto.Pessoa física migrou para linhas de crédito mais baratas, diz BC.

Desde janeiro, a taxa do cheque especial acumula alta de 6 pontos percentuais, de acordo com as informações apresentadas nesta terça-feira (27) pelo Banco Central (BC).

Já o juro médio cobrado nos empréstimos ao consumidor está em níveis baixos. Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Altamir Lopes, a taxa de juros média cobrada de pessoas físicas atingiu em junho seu nível mais baixo da série histórica, iniciada em 1994.

Segundo Lopes, a queda se explica porque os tomadores de crédito migraram de linhas mais caras, como o cheque especial, para as mais baratas, como o crédito pessoal.

A retração no mês passado ocorreu apenas nos empréstimos para os consumidores, cujo juro médio recuou de 41,5% para 40,4% ao ano entre maio e junho. Nas operações com empresas, a taxa passou de 26,9% para 27,3% ao ano.

O spread (ganho que os bancos têm com a diferença entre o custo de aplicação e o custo de captação do dinheiro) cobrado pelos bancos nessa operação aumentou 4,5 pontos para 156,2% ao ano. Em 12 meses, foi apurado declínio de 2 pontos.

"O que se pode observar em relação ao crédito é a continuidade do crescimento da taxa consolidada, mas alguma alteração no ponto de vista da sua composição não se pode afirmar que isso é uma tendência, mas os números mostram mudança no comportamento. O crédito a pessoa juridica permanece crescendo, taxas bastante expressivas e basicamnete capital de giro e tem aí uma concentração em empresas, ou seja, operações de grande porte", afirmou Lopes.

Outras linhas
O juro do crédito pessoal recuou 1 ponto, para 42% em junho. Em 12 meses, o Banco Central observou queda de 3,6 pontos.

Dentro dessas operações, a taxa média dos empréstimos com desconto em folha de pagamento subiu 0,2 ponto em junho, para 27,1%. Em 12 meses, houve redução de 0,8 ponto.

As taxas médias das operações tradicionais de crédito pessoal corresponderam a 53,4% em junho, com queda de 3,6 ponto. Foi registrada diminuição de 9,4 pontos em 12 meses.

Nas outras modalidades de crédito à pessoa física, o custo médio do empréstimo para aquisição de veículos caiu 1,2 ponto, 23,6% anuais em junho. No entanto, há recuo de 3,3 pontos no acumulado em 12 meses.

As taxas de empréstimos cobradas para aquisição de bens variados - como eletroeletrônicos, por exemplo - estavam em 51,8% no sexto mês do ano, queda de 0,1 ponto ante a marca de maio. Em 12 meses, foi apontada baixa de 3,5 pontos.

Fonte: Com informações do Valor Online e da Agência Estado
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br