TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cartão: compras parceladas com juros aumentaram 72% em dois anos
   
     
 


28/07/2010

Cartão: compras parceladas com juros aumentaram 72% em dois anos
Segundo confirmou a Abecs, as sem juros também cresceram em participação no período

Os brasileiros estão comprando mais com cartão de crédito. De acordo com dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), as compras parceladas com juros aumentaram 72% entre 2007 e 2009.

Os dados, confirmados pela assessoria de imprensa do órgão, mostram que, em 2007, essas compras somavam R$ 52 bilhões, ao passo que no ano passado esse valor passou para R$ 89,4 bilhões.

As compras parceladas sem juros também cresceram no período. Em 2007, elas representavam 67% do total das compras parceladas com cartão e, no ano passado, essa participação passou para 71%.

Uso da moeda de plástico requer cuidados

O aumento das compras parceladas pelos consumidores também tem reflexos negativos. Com o aumento do crédito e o uso inconsciente da moeda de plástico, vem crescendo o número de brasileiros inadimplentes.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Tendências Consultoria, em dezembro, cerca de 28% da renda dos consumidores deve estar comprometida com prestações de todo o tipo. Parte desse percentual certamente será com dívidas no cartão.

Isso porque o número de cartões que circulam no mercado brasileiro só cresce. Segundo os últimos dados da Abecs, entre junho e julho, 5.177 novos cartões começaram a circular no mercado. No mês, houve um aumento de 13,5% no número de cartões, frente a julho do ano passado.

Ao todo, o mercado brasileiro conta com 602,130 milhões de moedas de plástico. E a expectativa é a de que, até o final deste ano, 628 milhões de cartões de crédito, de débito e de lojas passem a circular no País.

Campanha
Para evitar que os números do endividamento e da inadimplência cresçam ainda mais, a Abecs lançou campanha para estimular o uso consciente do cartão de crédito.

No site www.dicasdocartao.com.br, o consumidor encontrará orientações sobre como utilizar a moeda de plástico. Além disso, o endereço tem um simulador de despesas, para os consumidores controlarem o orçamento.  

Fonte: InfoMoney
Autor: Camila de Mendonça
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br